A Rede Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul se prepara para um dos momentos mais importantes do ano letivo: as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecem entre os dias 20 e 31 de outubro. Os estudantes do 5º e 9º ano das escolas municipais participarão da avaliação, que tem como objetivo medir o nível de aprendizagem dos alunos em todo o Brasil.
A avaliação do Saeb é realizada a cada dois anos pelo Inep que contrata aplicadores externos. O Saeb reúne provas e questionários que ajudam a traçar um diagnóstico da educação básica. Os resultados permitem compreender como está o ensino em cada escola e identificar os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes — informações essenciais para planejar melhorias e garantir uma educação de mais qualidade.
Na última edição, em 2023, a Rede Municipal de Cachoeira do Sul obteve o índice do Ideb, nos anos iniciais, de 5,8 (6,0 - média nacional), com prova aplicada nas turmas de 5º ano. Já nos anos finais, o índice do Ideb ficou em 4.8 (5,0 - média nacional), com prova aplicada nas turmas de 9º ano. Os dados obtidos pelo Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — indicador que mede a qualidade da educação em todo o país.
12 escolas e quase 500 estudantes participarão
Neste ano, 12 escolas municipais, sendo 9 da zona urbana e 3 do campo, participarão da avaliação, reunindo cerca de 500 estudantes. As provas não são aplicadas em turmas com menos de 10 alunos ou em escolas multisseriadas.
Para garantir um bom desempenho, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) tem acompanhado os resultados das avaliações de ciclo, realizadas em três momentos durante o ano de 2025. A avaliação é feita dentro das plataformas Criança Alfabetizada (1º ao 5º ano) e Recomposição das Aprendizagens (6º ao 9º ano).
Através destas avaliações é possível que os professores e equipes gestoras acompanhem o desempenho dos estudantes e façam um planejamento, traçando estratégias para consolidar as habilidades ainda não atingidas. Neste momento, as escolas estão realizando as avaliações do ciclo 3, que serão finalizadas até 17 de outubro, antes do início do período de provas do Saeb. A aplicação destas avaliações servem também como uma espécie de simulado, promovendo a familiarização com o formato das provas. A ideia é que os estudantes conheçam o estilo das questões, a forma de preenchimento do gabarito e se sintam mais confiantes no dia da avaliação.
Os estudantes do 5º ano responderão a 22 questões de Matemática e 22 de Língua Portuguesa. Já no 9º ano, serão 26 questões de cada componente. Além disso, todos os participantes preencherão um questionário contextual, que busca entender o perfil dos estudantes, seus hábitos de estudo e o ambiente escolar em que estão inseridos. Esses dados ajudam a interpretar melhor os resultados e compreender fatores que influenciam o aprendizado.
A secretária de Educação, Carla Zinn, destaca a importância da participação dos estudantes nas avaliações externas. “Nossa equipe orientou gestores e supervisores para que reforcem a importância de responder às questões com atenção e sinceridade, valorizando a diversidade e o respeito. Esses dados ajudam a construir uma educação mais justa e inclusiva para todos”, afirmou.
Um dos pontos reforçados pela SMEd é a autodeclaração de cor/raça no questionário, fundamental para compreender a diversidade da rede e identificar possíveis desigualdades.
Avaliação especial
Além das provas regulares, os estudantes do 5º ano da EMEF Ataliba Brum foram selecionados pelo Inep para participar, por amostragem, das avaliações de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, sendo mais uma oportunidade de contribuir ainda mais para o retrato da educação municipal e nacional.