A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) aderiu ao Programa Escola das Adolescências, iniciativa do Ministério da Educação voltada ao fortalecimento dos anos finais do Ensino Fundamental. Embora o início oficial do programa esteja previsto para o próximo ano letivo, o mês de outubro já marca a realização da “Semana Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas”, um momento voltado à escuta ativa dos estudantes, para compreender suas percepções e necessidades dentro do ambiente escolar.
Na rede municipal, 18 escolas, da zona urbana e do campo, participam da iniciativa. O programa tem como propósito tornar a escola mais acolhedora e conectada com a realidade dos adolescentes, além de promover a melhoria da qualidade do ensino e a redução da evasão escolar. Para isso, prevê apoio técnico e financeiro, fomenta o diálogo com os estudantes e incentiva práticas pedagógicas inovadoras, como os Clubes de Letramento.
Durante esta semana, as escolas iniciaram as atividades de escuta com os estudantes. O processo começa com momentos de sensibilização e diálogo sobre o que é o programa e como ele será desenvolvido. Em seguida, os estudantes são convidados a responder um formulário, de forma anônima, que servirá de base para orientar as ações do programa em 2026. O questionário aborda temas como o acolhimento escolar, a percepção de segurança, o uso do tempo livre e aspectos pedagógicos.
Após a coleta dos dados, cada escola promoverá o “Fórum das Adolescências na Escola", um encontro para compartilhar os resultados da escuta e planejar as próximas etapas da implantação.
Clubes de Letramento começam em 2026
Entre as principais ações da Escola das Adolescências está o Clube de Letramento, um espaço de aprendizagem que busca aprimorar as habilidades de leitura, escrita, raciocínio e pensamento crítico dos alunos, incentivando o protagonismo juvenil.
As aulas baseadas nesse material acontecerão semanalmente — totalizando 35 encontros ao longo do ano e serão adaptadas a cada nível escolar: o 6º ano trabalhará Matemática, o 7º Ciências da Natureza, o 8º Linguagens e o 9º Humanidades.
O objetivo é tornar o aprendizado mais envolvente e conectado ao cotidiano, estimulando atividades práticas e investigativas que reforcem a autonomia e o engajamento dos estudantes.
Apoio técnico e financeiro
Na rede municipal, o professor e assessor pedagógico André Klinkoski será o ponto focal do programa, oferecendo suporte técnico às escolas. Ele está concluindo a Especialização em Adolescências e Equidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, formação que o prepara para acompanhar a execução das ações.
Como apoio financeiro, as escolas receberão, em 2026, um auxílio de R$ 1.300,00 por turma do 6º ao 9º ano, destinado à compra de materiais pedagógicos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino.