Encerra nesta sexta-feira (17) o prazo para que as famílias realizem as inscrições na Educação Infantil. Porém, como neste ano a Secretaria Municipal de Educação está adotando novos critérios para o acesso à Educação Infantil (Decreto nº 74/2025) e muitas famílias chegam sem a documentação completa para atender a esses critérios, o período para entrega dos documentos foi prorrogado até o dia 24 de outubro, diretamente na Central de Vagas da SMEd, no antigo Fórum.
A professora Raquel Mazuim, chefe do Setor de Atendimento ao Estudante, destaca que o prazo estendido para entrega da documentação será válido somente para as famílias que já tenham feito a inscrição, mas ficaram com pendência documental. Até o final da tarde desta segunda-feira, cerca de 500 crianças já estavam inscritas.
O Edital de Chamada Pública, publicado no Diário Oficial em 3 de outubro (Edição nº 896), apresenta as orientações para o período. As inscrições e transferências ocorrem na AABB (entrada pela Rua General Portinho) e devem ser realizadas pelos responsáveis legais das crianças com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses.
As inscrições na AABB são destinadas às escolas da zona urbana. As listas provisórias serão divulgadas em 17 de novembro, no site www.cachoeiradosul.rs.gov.br, na Secretaria Municipal de Educação e nas escolas. Nos dias 18 e 19 de novembro, as famílias terão prazo para recorrer do resultado das inscrições. O recurso poderá ser protocolado junto ao Protocolo da Prefeitura Municipal ou pelo site. No dia 24 de novembro serão divulgadas as listas definitivas.
Rematrículas também encerram nesta sexta-feira
O período de rematrícula das crianças já matriculadas na Educação Infantil também encerra nesta sexta-feira (17). No entanto, essas devem ser realizadas diretamente na escola. Já o período de matrícula será de 25 de novembro a 3 de dezembro, também diretamente na unidade de ensino em que a criança obteve a vaga.
Nas escolas do campo, não há necessidade de inscrição prévia. As matrículas, transferências e rematrículas deverão ser realizadas diretamente nas unidades, no período de 24 a 28 de novembro.
As famílias que não realizarem a inscrição no período regular de 2025 poderão efetuá-la a partir de 19 de janeiro, diretamente na Central de Vagas da Educação Infantil, localizada junto ao antigo Fórum.
Documentos que devem ser apresentados
Certidão de Nascimento / RG/CPF da criança
Comprovante de Residência
Atestado de Regularidade Vacinal
Documento dos pais ou responsáveis
Laudo Médico (em caso de criança PcD)
Comprovante de Trababalho/mãe ou responsável
Comprovante de acolhimento institucional
Documento atendimento no CREAS
Comprovante indígena ou quilombola (SESAI ou CADIÚNICO)
Cartão do Bolsa Família
Comprovante de irmão na mesma escola (1º opção)
Importante
As famílias que quiserem fazer atualização da vacinação das crianças terão oportunidade neste sábado, dia 18, das 12h às 18h, quando acontece o Dia D da Multivacinação. Neste dia estarão abertas as salas de vacina da EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, EAP Noêmia, ESF Quinta da Boa Vista e EAP do Bairro Carvalho.
Acesse o edital completo em:
https://www.cachoeiradosul.rs.gov.br/portal/diario-oficial/ver/921/