Iniciou nesta terça-feira (21), em Cachoeira do Sul, o programa Capacita Mais – Batalhão do Bem, com o curso de Costura Criativa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unicred Ponto Capital, Unimed Santa Maria, SENAI e Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Social, Gabinete da Primeira-Dama e Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.
Foram 30 inscritos e 15 selecionados, sendo 14 mulheres e um homem, todos cachoeirenses. O curso, totalmente gratuito, tem duração de três semanas e carga horária de 140 horas, com aulas diárias ministradas por instrutores do SENAI. A formação inclui etapas de aperfeiçoamento e modelagem em costura criativa, com foco no reaproveitamento de uniformes militares e tecidos descartados, promovendo sustentabilidade e geração de renda.
As aulas acontecem no ônibus-escola do SENAI, estacionado no Centro da Praça Bonifácio.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Leandro Balardin, da vice-prefeita Dulce Lopes, dos secretários André Bessow (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e João Alexandre Bittencourt (Desenvolvimento Social), além de Adriano Wietzycoski, gerente de operações do SENAI, e Wellinton Azambuja, coordenador do projeto representando a Unicred Ponto Capital e a Unimed Santa Maria.
Durante o ato, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Elisandra Duarte, representou a primeira-dama Carla Balardin e destacou a importância da qualificação como ferramenta de transformação social.
O Batalhão do Bem integra o programa Capacita Mais, que busca oferecer oportunidades de aprendizado e geração de renda a pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso conjunto das instituições parceiras com o desenvolvimento humano e econômico de Cachoeira do Sul.