A Secretaria Municipal da Saúde encerra nesta sexta-feira (31/10) a estratégia de multivacinação 2025, campanha que está acontecendo de forma simultânea em todo o país com foco na vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Cachoeira do Sul, a meta da SMS foi mobilizar todos os públicos para a atualização das carteiras de vacinas, incluindo os usuários que integram os grupos prioritários, como idosos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, pessoas com deficiências permanentes e portadoras de comorbidades, entre outras.
Na edição deste ano, a mobilização levou em conta questões como o alerta nacional sobre os riscos altos de reintrodução do sarampo no país, o alerta estadual sobre a incidência de doença meningocócica no Rio Grande do Sul, os esforços para ampliação da cobertura contra o HPV e do reforço da cobertura vacinal contra a paralisia infantil. De acordo com levantamento feito pelo setor de Imunizações da SMS, entre seis e 24 de outubro já foram aplicadas 4.987 doses pelas unidades da rede municipal de saúde. “Com a proximidade do verão e risco de maior incidência da dengue, importante alertar a população que se encontra disponível em todas as salas a vacina contra a doença, liberada para usuários do SUS entre 10 e 14 anos de idade”, alerta a coordenadora de Imunizações, Ritiele Morais.
Até sexta-feira, os postos de saúde estarão ofertando todas as vacinas do calendário de rotina, com destaque especial ainda para prevenção da gripe e covid-19 entre os idosos. A campanha obedece o horário regular das salas, de segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Segundas às sextas-feiras
7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
Salas de vacinas: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Márcia Pertille da Costa (Carvalho), ESF Noêmia, ESF Ponche Verde e ESF Barcelos
Horário estendido
Segundas, terças e quartas-feiras - 17h às 21h
EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena)