A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), firmou recentemente um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, tornando-se integrante do Programa Sustentare, uma iniciativa do MP-RS voltada à destinação correta e ambientalmente segura de resíduos eletroeletrônicos.
O Sustentare busca promover o descarte sustentável de equipamentos eletrônicos através de três trilhas de atuação - doação, recondicionamento e reciclagem - incentivando a inclusão social, a geração de renda e a conscientização sobre o consumo responsável.
O programa tem como objetivo dar uma destinação adequada e ambientalmente responsável aos ativos eletroeletrônicos que não são mais utilizados por órgãos públicos e privados.
Entre as principais atividades estão:
• Doação: equipamentos recondicionados são entregues a entidades assistenciais e órgãos públicos, promovendo inclusão digital;
• Recondicionamento: jovens em situação de vulnerabilidade e apenados são capacitados para recondicionar equipamentos, adquirindo conhecimento técnico e oportunidades de trabalho;
• Reciclagem: materiais sem reaproveitamento são encaminhados à reciclagem, conforme as melhores práticas ambientais.
A gestão do Sustentare é realizada pela Procergs, por meio de seu setor de Responsabilidade Socioambiental, e pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Segundo o secretário do Meio Ambiente, André Silveira, a adesão de Cachoeira do Sul representa um avanço importante:
“A participação de Cachoeira do Sul, como um dos primeiros municípios fora da Grande Porto Alegre a participar deste programa, é um marco no trabalho de educação e infraestrutura ambiental da gestão Leandro Balardin. Estamos caminhando rumo à economia circular, aumentando o percentual de materiais recicláveis, evitando o descarte irregular e transformando o que seria lixo em renda”, destacou.
O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de dezembro de 2025, quando os primeiros pontos de coleta de resíduos eletrônicos serão instalados no município. A ação conta com a fundamental participação do Ministério Público de Cachoeira do Sul, por meio da promotora Dra. Débora Becker.
Inicialmente, o projeto abrangerá 10 escolas municipais, com o objetivo de testar e ajustar a logística. Na sequência, a iniciativa será ampliada para todas as escolas municipais, unidades de saúde e um ponto fixo no Paço Municipal. As escolas participantes serão divulgadas em breve.