A EMEI Pró-Infância Patrona Marisa Timm Sari, localizada no Bairro Tibiriçá , teve o sistema de energia solar restaurado após a fiação das placas fotovoltaicas ter sido furtada no ano passado. A ação, que inviabilizava o uso do equipamento, motivou a intervenção da empresa Everton Brião Usina Solar, que realizou os reparos de forma gratuita.
O empresário Everton Brião, responsável pela iniciativa, informou que a empresa custeou cerca de R$ 8 mil em materiais e cedeu 100% da mão de obra para a execução dos serviços. As melhorias incluíram a recolocação da fiação e conectores, a limpeza técnica das placas e a substituição de quatro refletores por modelos LED, visando aprimorar a iluminação externa noturna da escola.
Segundo Brião, a restauração do sistema permitirá a redução da conta de energia da instituição e a utilização mais eficiente dos aparelhos de ar-condicionado pelas crianças.
Aproximadamente 177 crianças, do Berçário à Pré-Escola, são atendidas atualmente pela EMEI Marisa Timm Sari. O trabalho de reparo foi concluído em cinco dias.
Relação com a comunidade
Brião, que é morador do bairro, relatou ter uma ligação afetiva com a região. "Moro perto e me criei no bairro. Eu e minha esposa já havíamos comentado entre nós: assim que possível, faríamos algo pela escola", disse o empresário.
A ação foi viabilizada após uma conversa com o prefeito Leandro Balardin e a primeira-dama, Carla Balardin, que intermediaram o contato entre a empresa e a direção da escola.