A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), firmou um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e passa a integrar o Programa Sustentare, iniciativa do MP-RS voltada à destinação correta e ambientalmente segura de resíduos eletroeletrônicos.
O lançamento das ações do Sustentare no município aconteceu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, na Praça José Bonifácio, com a presença do prefeito Leandro Balardin, da promotora de Justiça, Dra. Débora Jaeger Becker, e do secretário municipal do Meio Ambiente, André Silveira.
O programa promove o descarte responsável de equipamentos eletrônicos por meio de três trilhas de atuação: doação, recondicionamento e reciclagem. Além de garantir a destinação ambientalmente adequada, o Sustentare estimula a inclusão social, gera oportunidades de renda e fortalece a conscientização sobre consumo sustentável, envolvendo tanto órgãos públicos quanto instituições privadas.
A gestão do Sustentare é realizada pela Procergs, por meio de seu setor de Responsabilidade Socioambiental, e pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Na primeira quinzena de dezembro de 2025, Cachoeira do Sul contará com os primeiros pontos permanentes de coleta de resíduos eletrônicos. Inicialmente, a fase piloto envolverá 10 escolas municipais, onde será testada e ajustada a logística do programa. Em seguida, o Sustentare será ampliado para todas as escolas da rede, unidades de saúde e um ponto fixo no Paço Municipal.
As quatro primeiras escolas que receberão os contêineres, a partir desta quinta-feira, são:
– EMEF Dr. Baltazar de Bem, no bairro Marina
– EMEF Getúlio Vargas, no bairro Santa Helena
– EMEF Milton da Cruz, também no Santa Helena
– EMEI Apcrim, no bairro Frota
A lista completa das escolas participantes será divulgada nos próximos dias.