Usuários do SUS e suas famílias participaram nesta quinta-feira (11/12) do evento de final de ano promovido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Barcelos. Denominado de Tardezinha da Saúde, a ação ganhou também a área externa da unidade com interrupção do trânsito para instalação da estrutura e atrações reservadas à comunidade. A equipe da SMS programou atividades de educação em saúde (aferição de pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável e avaliações multidimensionais de pessoas idosas, através do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20) em meio a atividades voltadas às crianças, incluindo a presença do Papai Noel, que distribuiu kits de doces e geladinhos.
O público infantil foi recebido também com brinquedos infláveis e pintura facial, enquanto a organização distribuiu pipoca, algodão-doce e água aos participantes durante todo o evento, promovido das 16h30min às 20h. A equipe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) mobilizou menores de idade e seus pais para orientações específicas referentes ao desenvolvimento infantil, saúde e qualidade de vida nesta faixa etária. Já a coordenação de Odontologia da SMS promoveu 50 atendimentos de saúde bucal, com dicas de escovação e distribuição de kits de higiene ao público.
Outro tema abordado pelos profissionais da saúde foi o Dezembro Vermelho, atividade a cargo da equipe do Ambulatório Vida, com orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatites B e C) e a importância da adesão aos testes rápidos oferecidos gratuitamente na rede municipal de saúde. A coordenadora da ESF Barcelos, enfermeira Liliane Roos, contabilizou público de aproximadamente 200 participantes, com o total de 134 atendimentos prestados nas diferentes especialidades. “Foi uma confraternização voltada à comunidade e que conseguimos viabilizar graças aos muitos apoiadores e suas doações, sejam pessoas físicas ou jurídicas”, acrescentou a servidora.
ATENDIMENTOS PRESTADOS NA AÇÃO
* 50 atendimentos de saúde bucal (orientação e distribuição de kits de higiene)
* 60 atendimentos pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM)
* 15 testes rápidos e vários outros agendados para coleta na unidade em horário regular
* 6 verificações de pressão arterial
* 3 avaliações multidimensionais da pessoa idosa