A Prefeitura de Cachoeira do Sul inaugurou, na tarde da sexta-feira, dia 19 de dezembro, o novo endereço do Lar Bem Me Quer I, serviço de acolhimento institucional vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A cerimônia ocorreu às 16h, no local onde passa a funcionar a nova sede, reunindo autoridades, servidores, parceiros e membros da comunidade
O Lar Bem Me Quer I passa a operar em uma casa mais ampla, moderna e acolhedora, representando um avanço importante na garantia de um ambiente seguro e adequado para as 9 crianças de 0 a 9 anos atualmente acolhidas pelo serviço. O espaço foi pensado para oferecer mais conforto, segurança e qualidade no atendimento às crianças. Por motivo de segurança, o endereço não é divulgado.
Durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Alexandre Bittencourt, destacou a importância do novo espaço para o fortalecimento da política de proteção à infância no município. “Esse novo endereço qualifica ainda mais o acolhimento, oferecendo um ambiente em modelo preconizado pela legislação federal”, afirmou.
A Promotora de Justiça, Dra. Débora Becker, agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que a nova casa pudesse estar pronta para receber as crianças. “É um trabalho diário e constante”, declarou.
O prefeito Leandro Balardin ressaltou o compromisso da administração municipal com a infância e agradeceu o envolvimento de servidores e dos parceiros. “Sabemos que as perspectivas das crianças que estão no Lar são difíceis, por isso o acolhimento deve ser humano e digno. A rede precisa estar cada vez mais organizada para a proteção dos acolhidos”, declarou o prefeito, dizendo ainda que os Lares exigem dedicação diária e que o Município busca cada vez mais qualidade de vida para as crianças.
O serviço conta com uma equipe de 20 profissionais, entre educadores, ajudantes de educador, coordenação, psicólogo e assistente social, responsáveis pelo cuidado integral das crianças acolhidas. Durante a inauguração, também foi feito um agradecimento especial à empresa Todesmade e às pessoas da comunidade que contribuíram com doações de móveis, roupas de cama e outros itens essenciais, ajudando a transformar o espaço em um verdadeiro lar.