O prefeito Leandro Balardin iniciou o ano de 2026 com novidades para a educação. Nesta segunda-feira (5), ele anunciou a nomeação da servidora pública municipal Graziela dos Santos Alves como secretária-adjunta de Educação. Ela passa a integrar a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que tem como titular a secretária Carla Zinn, também professora de carreira do Município. A SMEd era a única secretaria que não contava com adjunta nomeada até então.
Com ampla experiência na área educacional, Graziela possui Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela ULBRA e especializações em Literatura Contemporânea (Centro Universitário Barão do Mauá), Gestão Escolar (UERGS), Supervisão e Orientação Educacional, Neuropsicopedagogia e História e Cultura Africana e Indígena (Faculdade de Educação São Luís).
Ao longo de sua carreira profissional, atuou como monitora na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul entre 2001 e 2010. Foi professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul de 2010 a 2021 e professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal entre 2011 e 2016. Também exerceu a função de assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul de 2017 a 2023, além de atuar como secretária executiva do Fórum Municipal de Educação.
Na área de gestão escolar, foi vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Ciro Carvalho de Abreu nos anos de 2022 e 2023, assumindo a direção da instituição em 2024 e 2025.
Segundo o prefeito Leandro Balardin, a escolha reforça o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade. A adjunta passa a contribuir diretamente com o planejamento e a execução das políticas educacionais do município, em desafios como a redução da fila de espera por vagas na educação infantil e outros compromissos da pasta.
Mais profissionais nomeados – Durante o anúncio da nova adjunta, Balardin também informou que novos profissionais da SMEd, aprovados no último concurso, serão chamados para assumir suas vagas. Serão nomeados 10 supervisores, 3 orientadores, 20 professores de anos iniciais, 2 professores de matemática, 2 professores de português,1 professor de ciências, 1 professor de história, 1 professor de geografia, 2 professores de educação física e 22 monitores. A listagem deve ser divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial Eletrônico.
Novas escolas – O prefeito e a secretária Carla Zinn também anunciaram que o Município deve contar com duas novas escolas neste ano. Uma delas, no Antigo Centro de Formações, ao lado da Igreja Santo Antônio, atenderá crianças de 0 a 3 anos em turno integral. Para a outra, em área dos funcionários do Daer que teve cedência revertida, a SMEd inicia a construção do projeto para a obra.