O prefeito Leandro Balardin acompanhou na manhã desta quinta-feira (15) o início das atividades do Programa Desassorear/RS em Cachoeira do Sul, com a execução do serviço de desassoreamento de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais do município. O trabalho está sendo realizado pela empresa AGR Engenharia e Empreendimentos e tem como objetivo melhorar o escoamento das águas e prevenir alagamentos, especialmente em áreas mais atingidas pelas cheias.
A ação conta com investimento de R$ 1,5 milhão, custeado em horas/máquina pelo Governo do Estado, valor viabilizado por meio de projeto encaminhado pela Prefeitura de Cachoeira do Sul.
O trabalho começou junto ao Arroio Amorim, e foi acompanhado além do prefeito pelo secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Paulo Buchecha, do secretário municipal de Meio Ambiente, André Silveira, e do vereador Ricardo Machado.
Durante os trabalhos, serão removidos diversos tipos de dejetos que comprometem o curso das águas, além do cascalho acumulado ao longo do trajeto em decorrência das enchentes. Na primeira etapa, o material será retirado das sangas e arroios. Posteriormente, será feita a separação dos resíduos, com reaproveitamento do que for possível, como o cascalho, que será destinado a ações de melhoria das ruas do município. Os dejetos sem possibilidade de uso serão encaminhados para o transbordo.
O prefeito Leandro Balardin destacou a importância da colaboração da comunidade para a manutenção da limpeza dos cursos d’água. “Esse trabalho será muito importante para toda a comunidade, mas precisamos do apoio da população para manter essa limpeza. O descarte irregular de móveis e eletrodomésticos pode fazer com que, durante as chuvas, esses materiais acabem indo para os arroios. Por isso, é fundamental que todos colaborem”, alertou.
As atividades incluem a remoção de resíduos, com atenção especial ao Arroio Amorim, abrangendo os bairros e localidades do Amorim, Promorar, Quinta da Boa Vista, Preusller, Marina, Noêmia, Fátima, Alto dos Casimiro, Sanga da Inês e Sanga da Cavalheira.