A Rede de Atenção Psicossocial prestou 19.565 atendimentos de saúde mental ao longo de 2025 em Cachoeira do Sul. Os números, que integram o balanço das operações mantidas pelo segmento local, foram apresentados pela coordenação do serviço na manhã desta quinta-feira (29/01) durante evento promovido na Câmara de Vereadores. Com o tema “Janeiro Branco, um convite ao autocuidado”, a programação contou com palestra da psicóloga Gisele Marasini e com a participação das profissionais da saúde municipal, Patrícia Sperb e Tatiane Leal Silveira, convidadas pelo Legislativo para apresentarem um panorama da atuação da RAPS no município.
A rede compreende unidades de saúde pública que acolhem pessoas em intenso sofrimento psíquico, inclusive aquelas que enfrentam situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, apoiando no dia a dia e no processo de reinserção comunitária. A enfermeira Patrícia é coordenadora da área de saúde mental, que abrange na cidade três diferentes modalidades de Centros de Atenção Psicossocial, o CAPS II (indicado aos pacientes maiores de 18 anos com sofrimento psíquico intenso), o CAPS Ad (indicado a pessoas em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas) e o CAPS Infantojuvenil (que atende crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso). Os centros são serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico que coordenam o cuidado e articulam a rede.
Juntas, as unidades ultrapassaram os 19 mil consultas multiprofissionais (consultas com médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros especialistas) ao longo do ano passado, oferecendo cuidado contínuo, acompanhamento clínico e apoio psicossocial aos usuários e seus familiares, assim como suporte a outros serviços de saúde. Na apresentação desta quinta-feira, a coordenadora da RAPS apontou o CAPS II como o campeão em atendimentos em 2025, com 9.060 assistências e terapias que envolvem os cuidados psíquicos, os quais demandam abordagens multidisciplinares e são oferecidos gratuitamente à população via Sistema Único de Saúde (SUS).
CAPS DISPENSA AGENDAMENTO
Em meio ao “Janeiro Branco”, como é denominada a campanha nacional focada nos cuidados com a saúde mental e emocional, as profissionais da saúde reforçaram durante o evento a modalidade de abordagem dos Centros de Atenção Psicossocial conhecida como “portas abertas”, conforme prevê as diretrizes desta política pública, exatamente para facilitar o acesso das pessoas que necessitam de acolhimento na especialidade. “Não é preciso marcar consulta para o primeiro acolhimento nos serviços da rede e, a partir de uma abordagem inicial, as equipes avaliam individualmente e promovem a classificação de risco para o encaminhamento adequado visando o cuidado integral do indivíduo”, explica Patrícia Sperb, destacando que as diferentes demandas integram demais setores da rede, como a atenção básica, serviços de emergência (UPA, SAMU), serviços de assistência social, assim como o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).
NÚMEROS DA RAPS EM 2025
* CAPS II: 9.060 atendimentos
* CAPS AD: 5.758 atendimentos
* CAPS i: 4.747 atendimentos
COMO PROCURAR AJUDA
CAPS II
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta, das 7h30min às 17h30min - Às quintas-feiras o atendimento no turno da manhã é a partir das 12h.
Endereço: Rua Marechal Floriano, 207, Centro - Cachoeira do Sul
Contato: Telefone: (51) 9 9676-6984
CAPS AD
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta: das 7:00 às 17:00 - Às sextas-feiras o atendimento no turno da manhã é a partir das 12h.
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 536, Centro - Cachoeira do Sul
Contato: Telefone: (51) 9 9960-7362
CAPS i
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta: das 7:30 às 17:30 - Às terças-feiras o atendimento no turno da manhã é a partir das 12h.
Endereço: Rua Isidoro Neves da Fontoura, 426, Rio Branco, Cachoeira do Sul
Contato: Telefone: (51) 9 9814-1771
Fotos: Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul