A Secretaria Municipal da Saúde lança neste sábado (28/03) a campanha de vacinação contra a gripe 2026. A distribuição das doses ocorrerá das 8h às 17h, em nove postos de saúde da rede básica. Crianças (entre seis meses e cinco anos de idade), gestantes e idosos a partir dos 60 anos integram o calendário nacional de rotina da imunização, com oferta da vacina ao longo de todo o ano. Nesta fase da campanha, serão incluídos demais grupos prioritários – definidos pelo Ministério da Saúde - como profissionais da saúde e educação, pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade (lista completa do público abaixo).
A partir de segunda-feira (30/03) a vacinação da gripe continuará disponível no horário regular, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, de segundas às sextas-feiras. Na primeira remessa liberada pelo Governo do Estado, que deve ser entregue nesta quarta-feira (25/03), Cachoeira do Sul receberá 3.050 doses. A campanha segue até 30 de maio e a estimativa do governo estadual é de que os públicos elencados como preferenciais representem em torno de 90% da meta prevista para a ação no RS.
AÇÕES EXTRAMUROS
Além da vacinação nos postos de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde está trabalhando no calendário das ações extramuros, que visam levar a campanha ao interior, aos bairros, aos usuários acamados, presídio, asilo da velhice e instituições de longa permanência, residenciais terapêuticos e quartéis. Já estão definidas nesta programação:
* 07 e 08 de Abril – Vacinação coletiva das equipes do Hospital de Caridade e Beneficência
* 09 de Abril - Vacinação coletiva das equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
* 10 de Abril – Vacinação no Presídio Regional
* 14, 15 e 16 de Abril – Vacinação no 3º Batalhão de Engenharia de Combate
* 21, 22 e 23 de Abril – Vacinação no 13º Grupo de Artilharia de Campanha
* Vacinação domiciliar de acamados – Inscrições serão diretamente no site da Prefeitura Municipal
A VACINA É EFICAZ E SEGURA
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. A vacina é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde reforça a importância da imunização e conta com a adesão de toda a população. Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas.
DIA D DE VACINAÇÃO DA GRIPE
Sábado, 28 de março
Das 8h às 17h
Locais: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Promorar, ESF Noêmia, ESF Márcia, ESF Barcelos, ESF Ponche Verde e ESF Quinta.
PÚBLICO-ALVO DA ESTRATÉGIA:
Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
* Pessoas com deficiência permanente;
* Trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados);
* Professores do ensino básico e superior;
* Caminhoneiros;
* Profissionais das forças de segurança e salvamento;
* Profissionais das forças armadas;
* Trabalhadores dos Correios;
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso);
* Trabalhadores portuários;
* Povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas.