A Secretaria Municipal da Saúde mobiliza suas equipes volantes para sete roteiros de vacinação contra a gripe durante o próximo sábado (11/04) no interior do município. A programação ocorrerá das 8h às 16h, devendo percorrer as localidades de Palmas, Rincão dos Kasper, Três Vendas, Piquiri, Posto Shell, Vila Vargas, Cerro dos Peixotos, Dorasnal, entre outros pontos de imunização. Somente no cronograma pela área rural, a coordenação de Imunizações da SMS prevê a atuação de 23 servidores, entre vacinadores e equipe de apoio. Também no sábado, explica a coordenadora Ritiele Morais, uma equipe adicional dará continuidade ao roteiro de imunização domiciliar, indicado para pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.
A meta da SMS é proteger a população cachoeirense do agravamento das infecções respiratórias, com a campanha sendo deflagrada antes do início do frio. Nesta etapa da estratégia contra a Influenza, estão habilitados à vacina as crianças (entre seis meses e cinco anos de idade), gestantes, idosos (a partir dos 60 anos) e os demais grupos prioritários como profissionais da saúde e educação, pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade. Para terem acesso às doses, os usuários do SUS devem comparecer aos locais indicados munidos da carteira de vacinação e documento com CPF.
VACINA EVITA ATÉ 70% DOS CASOS GRAVES
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. A vacina é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Os imunizantes distribuídos em 2026 incluem proteção contra as variantes A (H1N1 e H3N2) e B (linhagem Victoria), visando prevenir casos graves e reduzir a carga no sistema de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da imunização e conta com a adesão de toda a população. “Nossa gestão tem o compromisso de ampliar o acesso à saúde e levar a vacinação ao interior é reafirmar nossa responsabilidade com as comunidades rurais”, destaca a titular da SMS, Camila Nunes Barreto.
CRONOGRAMA NO INTERIOR
Sábado, 11/04 - 8h às 16h
(Vacinação contra a gripe)
• ROTEIRO 1
09h30min Quilombo Cambará
13h Palmas
• ROTEIRO 2
08h30min Rincão dos Karsper
10h15min Bar do Preto – Taboão
11h20min Igreja do Faxinal
14h Três Vendas
• ROTEIRO 3 – Palmas/Palmeira
09h30min Comunidade Vila Lobos
10h30min Costa do Piquiri
11h30min Posto Shell
14h30min Cordilheira
• ROTEIRO 4
08h30min Armazém da Leci Comunidade Santa Ana
09h30min São José Operário e Vila Carraro
11h Teonas Leivas
14h Vila Vargas
• ROTEIRO 5
09h Igreja Evangélica Quadrangular próx. a esquina do Timóteo
10h Antiga Escola José de Anchieta
13h Posto de saúde do Cerro dos peixotos
• ROTEIRO 6
08h30min às 13h30min Posto de Saúde do Bosque
14h30min Acamados Capão da cruz e Enforcados
• ROTEIRO 7
10h30min às 14h30min Posto de Saúde do Dorasnal e acamados da área