SMEd realiza entrega oficial do “Balanço dos Pés” para estudantes com TDAH
O prefeito Leandro Balardin, acompanhado da secretária municipal de Educação, Carla Zinn, realizou a entrega oficial do “Balanço dos Pés” às escolas da rede municipal de ensino. O recurso adaptado tem como objetivo auxiliar estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, o Judiciário, a Promotoria de Justiça Especializada, o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – campus Cachoeira do Sul), o Conselho da Comunidade e o Presídio Estadual.
O dispositivo consiste em um apoio móvel para os pés, instalado sob a mesa do estudante. A ferramenta busca contribuir para a autorregulação emocional, melhorar a concentração e reduzir comportamentos impulsivos, favorecendo o processo de aprendizagem.
A proposta foi apresentada à secretária de Educação, Carla Zinn, pela promotora de Justiça Débora Becker. A iniciativa também contou com a adesão da juíza de Direito Rosuita Maahs. Já o curso de Engenharia Mecânica da UFSM/Cachoeira desenvolveu um protótipo adaptado à realidade local.
O Conselho da Comunidade foi responsável pelo financiamento dos materiais necessários para a produção — como placas de MDF, corda elástica, tinta spray, ferro e parafusos — com investimento aproximado de R$ 8,7 mil. A montagem dos dispositivos foi realizada por pessoas privadas de liberdade no Presídio Estadual de Cachoeira do Sul.
Inicialmente, foram produzidas 76 unidades, que já foram distribuídas às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), para uso por estudantes diagnosticados com TDAH, autismo e transtorno de processamento sensorial.
Segundo a secretária municipal de Educação, Carla da Luz Zinn, a articulação entre diferentes instituições foi essencial para a concretização do projeto.
“A rede de parceiros foi fundamental para tornar essa iniciativa uma realidade. Estamos em fase de testagem neste ano, com registro e análise dos efeitos do recurso. Ao final do período, pretendemos compartilhar os resultados”, afirmou.
A promotora de Justiça Débora Jaeger Becker destacou o caráter experimental da proposta e a importância da colaboração entre as instituições.
“Este é um momento importante. O material ainda está em fase de avaliação e poderá passar por ajustes, mas agradeço a todos que aceitaram participar dessa iniciativa. Sabemos que terapias são caras, e todo recurso que possa contribuir é bem-vindo”, ressaltou.
Para o professor Ederval de Souza Lisboa, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UFSM/Cachoeira do Sul, o dispositivo alia conhecimento técnico e finalidade social.
“Muitas vezes, o movimento das pernas não representa distração, mas sim autorregulação. O ‘Balanço dos Pés’ é um exemplo de como a engenharia pode ser aplicada com propósito”, explicou.
O prefeito Leandro Balardin também destacou a importância da iniciativa para a inclusão escolar.
“Temos mais de 400 estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno na rede municipal. Nosso compromisso é garantir acolhimento, respeito e as melhores condições de aprendizagem. Seguimos trabalhando para oferecer o melhor para todos”, afirmou.
O uso do dispositivo pode trazer diversos benefícios, entre eles:
Redução da inquietação, permitindo que o estudante permaneça sentado por mais tempo sem necessidade de usar as mãos;
Melhora da concentração e da autorregulação;
Promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, favorecendo o engajamento nas atividades pedagógicas.
O “Balanço dos Pés” possui um sistema de movimento duplo, que combina um suporte oscilante com uma faixa sensorial em látex. O equipamento pode ser acoplado a mesas padrão ou menores, sendo leve, resistente e de fácil instalação, com possibilidade de transferência entre mobiliários em poucos minutos.
O recurso está sendo disponibilizado a crianças e estudantes do Ensino Fundamental, conforme avaliação pedagógica.
O dispositivo foi analisado por professoras especialistas da rede municipal, com experiência no Atendimento Educacional Especializado, que contribuíram com orientações técnicas durante o desenvolvimento do protótipo.
Com a implementação nas escolas, o uso do recurso será acompanhado por professores, equipes pedagógicas e equipe multiprofissional da SMEd, que irão avaliar os efeitos no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes.