16 AGO 2018
Aplicar vacina é coisa séria

Definir o momento certo, ficar atento a dose necessária, fazer o preparo corretamente, dar as orientações certas, fazer os registros na carteira de forma precisa… Esse e muitos outros pontos precisam ser adotados a cada vez que um profissional da área da saúde vai administrar uma dose de vacina em um paciente. A logística que muitas vezes é interpretada como burocrática, desnecessária e demorada faz parte de um padrão de rotinas que precisam ser adotadas a cada novo paciente que entra em um posto de saúde para ser imunizado. A aplicação de uma dose de vacina de forma errada pode gerar abcessos no local da injeção, infecções, ineficácia da imunização, entre outros problemas.

A chefe de atenção à saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul, Denise Caspani, explica que seguidamente os profissionais dos postos de saúde são colocados em situações de pressão para que apliquem uma vacina em poucos minutos. “Aplicar uma dose de vacina é um trabalho delicado e que precisa de atenção. Além disso, quando trata-se de uma criança, é preciso ter um cuidado e um carinho especial para dar as orientações corretas para quem vai imobilizá-la e também definir o melhor momento para fazer a aplicação”, explica Denise.

Outro fator que faz alguns procedimentos se tornarem ainda mais demorados é a falta do Cartão Nacional do SUS. Sem ele, nenhum cidadão pode ser imunizado. Assim, quando um paciente sem o documento procura um posto para se vacinar, antes de receber a dose ele precisa providenciar o cartão, que é feito no próprio balcão dos postos. Os postos de saúde ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Denise ressalta que é necessário a colaboração de toda a comunidade para que a campanha (sarampo e pólio), assim como a aplicação das doses de rotina aconteçam da forma mais tranquila possível. “Além de pedir a compreensão da comunidade para que sejam mais colaborativos, estamos também fazendo a nossa lição de casa e trabalhando constantemente com os nossos profissionais para que também sejam pacientes e acolhedores”, friza Denise.

Dia D

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo será neste sábado, dia 18, quando todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h.