25 JUL 2018
Confirmado o 1º caso de gripe A de 2018 em Cachoeira

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul recebeu nesta terça-feira (24) o resultado que comprova o primeiro caso de Influenza A (gripe A) neste ano no Município. A menina de 6 anos tem doença neurológica e está internada no HCB. Ela não foi vacinada.

A Secretaria da Saúde aguarda agora o resultado agora de mais cinco exames, onde 4 pacientes estão internados e uma está em casa. Entre eles há apenas um adulto. Os demais, são crianças.

A cidade tem também a confirmação de um caso de Influenza B. O homem de 58 anos não resistiu e faleceu no último dia 9. Ele era insulinodependente e foi imunizado.

GRIPE – A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Existem três tipos: A, B e C, o tipo A está sempre envolvido nas epidemias por sua alta capacidade de mutação.

A transmissão direta (pessoa a pessoa) é a mais comum e ocorre por meio de gotículas do indivíduo contaminado ao falar, espirrar ou tossir. A incubação da doença é de 1 a 4 dias e a trasmissibilidade ocorre, principalmente, entre as primeiras 24 até 72 horas da doença.

As manifestações clínicas são de início abrupto com febre, tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, caracterizando um quadro de Síndrome Gripal (SG) que pode ser causada por diferentes agentes etiológicos (parainfluenza, adenovírus, vírus sincicial respiratório, entre outros).

Resfriado e gripe (influenza) são a mesma coisa?

Não. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o resfriado geralmente é mais brando que a gripe, mas também apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Assim como a gripe, o resfriado pode apresentar complicações como otites, sinusites, bronquites a até mesmo quadros mais graves, dependendo do agente etiológico que está provocando a infecção.

Os casos suspeitos

Notificação

Primeiros sintomas

Idade