02 DEZ 2016
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

No dia 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, cuja campanha foi “Viver com a Aids é possível, com o preconceito não”. O objetivo foi estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. Sendo assim, neste ano, optou-se por enfatizar a importância da prevenção da Aids entre o público jovem.

O evento contou com a parceria do Ambulatório Vida/Secretaria Municipal de Saúde, Ulbra e Rádio Fan. O acolhimento foi realizado pelos profissionais de saúde do município e estagiárias de psicologia do Ambulatório Vida, os quais distribuíram materiais informativos de prevenção, preservativos e laços vermelhos, enquanto a Banda John Snow (IEE João Neves da Fontoura) recepcionou os estudantes no salão de atos. Pagliuca e Fabinho (Rádio Fan) apresentaram o evento, em formato “Altas Horas” e prenderam a atenção dos jovens, pois falaram a sua língua.

As convidadas do programa foram Denise Caspani (nutricionista SMS), Gisele Martines (psicóloga SMS) e Franciele Iow (enfermeira da ESF3), profissionais experientes, que desmistificaram o preconceito da Aids e sanaram as dúvidas dos adolescentes.

Os alunos que participaram através de perguntas ganharam presentes da Rádio. Todas as escolas ganharam os jogos do Ministério da Saúde sobre a Aids. O encerramento coube à Banda Marcial Dr. Baltazar de Bem e à distribuição de sorvete.

Número aproximado de presentes: 450 alunos, profissionais da saúde do município e acadêmicos de psicologia

Escolas particpantes: EEEM Antônio Vicente da Fontoura, EMEF Dr. Baltazar de Bem, EEEB Borges de Medeiros, EEEM Cel. Ciro Carvalho de Abreu, Colégio Totem, CE Diva Costa Fachin, EEEM Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, EEEM Virgilino Jayme Zinn (CIEP), IEE João Neves da Fontoura (Banda John Snow)