22/05/2015
Etnodesenvolvimento – Prefeitura acompanha entrega de materiais para comunidade indígena na Mineração

Prefeitura, Emater e Exército Brasileiro têm desenvolvido ações na comunidade

O prefeito Neiron Viegas visitou na manhã de hoje (22) a aldeia guarani Tekoa-Araxaty, na Mineração, onde acompanhou a entrega de materiais do Projeto de Etonodesenvolvimento desenvolvido pela Emater. Neiron também conferiu a construção emergencial de residências que está sendo desenvolvidas por funcionários da Prefeitura e do Exército Brasileiro. Atualmente, a comunidade indígena é atendida por uma equipe volante do CRAS Frota, da Secretaria de Trabalho e Ação Social, e por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com agentes comunitários e médico do Programa Mais Médicos.

Neiron reafirmou a parceria entre a comunidade indígena, Emater, Prefeitura e Exército Brasileor para avançar no atendimento às necessidades da comunidade, numa área que ainda pertence ao Estado e está em processo de demarcação: “é muito importante está parceria e esperamos que com a demarcação a gente consiga avançar ainda mais nas políticas públicas e no respeito às comunidades indígenas”. Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul, Luciano Mazuim, a ação de hoje está ainda muito longe de resolver as necessidades da aldeia, mas é um auxílio para que a comunidade possa se estruturar.

Em Guarani, o Cacique Silvino agradeceu a visita e a entrega de materiais e ressaltou a confiança nos órgãos públicos. Silvino também ressaltou a necessidade de avançar na demarcação da área.

Etnodesenvolvimento

Segundo a extensionista da Emater, Pamela Machado, o principio do Projeto de Etnodeselvolvimento é auxiliar na manutenção e na qualificação das aldeias. Na ação de hoje foram entregues materiais para alimentação e auxílio na agricultura.

Exército e Prefeitura constroem casas e escolas

Na aldeia, também estão sendo construídas 6 residências de madeira, uma delas para a escola indígena bilíngue. A ação foi acordada com o Ministério Público Federal, e realizada por servidores da Prefeitura e militares do 13º GAC.