14 DEZ 2018
Bento Gonçalves mostra sua solução para o lixo

O projeto de Parceria Público Privada (PPP) da Usina de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de Bento Gonçalves, foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento daquela cidade, Silvio Pasin, na manhã desta quinta-feira (13), ao prefeito Sergio Ghignatti, secretários e assessores das pastas da Administração e do Meio Ambiente.

Pasin, que esteve em Cachoeira a convite do secretário Ronaldo Tonet, explicou que Bento Gonçalves produz, em média, 110 toneladas de lixo por dia, um grande problema que pode ser solucionado com a construção de usina energética de resíduos sólidos.

“A maioria das cidades precisa recolher, transportar e enviar seu lixo para um aterro sanitário em outro município, já que não possui área própria, e pagar caro por tudo isso” explica Sílvio Pasin. No caso de Bento, os materiais orgânicos são transportados por caminhões até o aterro sanitário de Minas do Leão, localizado a cerca de 180 quilômetros da cidade a um custo total superior a R$ 11 milhões por ano. "Os aterros sanitários ao redor do mundo estão se esgotando, e até 2025 não serão mais permitidos aqui no Brasil. Alternativas precisam ser encontradas", detalha.

A usina de tratamento e eliminação dos resíduos sólidos e orgânicos em parceria com a inciativa privada está na fase de ajuste do edital, a pedido do Tribunal de Contas. "Estimamos uma economia de R$ 250 mil por mês somente no transporte e destinação do lixo. Além disso, a usina criará novas oportunidades de trabalho e aumentará a receita municipal com a comercialização da energia gerada através da transformação dos resíduos em gás, combustível ou outras substâncias industrializadas", afirma Pasin.