17 DEZ 2018
Museu Municipal festeja seus 40 anos

O Museu Municipal – Patrono Edyr Lima, festejou nesta sexta-feira os seus 40 anos, que serão completados neste sábado (15). A festividade faz parte da programação da 49ª Semana de Cachoeira do Sul. Para celebrar a data, o Núcleo Municipal da Cultura lançou o vídeo que apresenta o Museu Municipal e as principais peças de seu acervo. O trabalho faz parte do projeto "Gerando Imagem" do fotógrafo e videomaker Ernani Marques, que buscou através do vídeo valorizar o patrimônio e a importância de preservar a história.

A manhã de comemoração contou ainda com o lançamento do calendário comemorativo aos 40 anos do museu, onde o artista Matias Streb retratou o Museu através de objetos e detalhes percebidos artisticamente quando este ano atuou na instituição como estagiário do curso de licenciatura em Artes Visuais da Uninter - Cachoeira do sul e presenteou o Museu com seu trabalho com obra de arte acompanhada de breves informações históricas.

Na comemoração foi também reintegrado ao acervo do museu municipal da planta da cidade da cachoeira, datada de 1850, desenhada pelo engenheiro João Martinho Buff, registrando 422 terrenos, sendo 173 edificados e 249 desocupados. A planta foi restaurada por Naida Corrêa da empresa Restauratus Conservação e Restauração de Bens Móveis, de Porto Alegre. A confecção e pintura da mesa expositora da planta foi feita pela equipe da SMO.

Homenagem – O momento foi também de homenagem a professora Márcia Rosana Severo Patel, que atuou 28 anos no Museu Municipal como servidora e diretora nos anos de 2009 a 2012 e mesmo aposentada, continua sendo colaboradora. "Nesses 40 anos professores municipais, estaduais cedidos para o município e funcionários através de seu trabalho, auxiliaram na construção desta instituição", frisou a diretora do núcleo municipal da cultura, Josiane Fardin.

A solenidade marcou também a denominação de uma das salas do Museu como "Sala Lya Whilhem". Josiane destacou que o Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima, foi um sonho de muitos, sua existência se deve, principalmente, ao grande esforço, competência e dedicação de sua primeira diretora, Lya Whilhem, "professora, museóloga e, pode-se dizer a maior apoiadora desta instituição, durante toda sua vida", destacou.