22 MAR 2019
Secretária de Educação entrega Certificado de Reconhecimento para escolas e professores

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul promove na próxima terça-feira (26) a entrega de certificados de reconhecimento as escolas e aos professores do 2º e 5º ano que conquistaram os níveis “adequado e intermediário” na aprendizagem dos estudantes, através da avaliação externa 2018/2 promovida pelo Programa Educar para Valer, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF). A solenidade será às 19h30min, no auditório do Sicredi.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado, ressalta que diretores, supervisores e professores das 23 escolas que participaram da avaliação foram convidados a participarem do evento. No entanto, o nome das escolas e professores que receberão o reconhecimento será revelado apenas no momento da entrega dos certificados. “Será um momento de revelação e muita emoção. Podemos ainda não ter atingido todos os índices que gostaríamos, mas certamente o esforço e a dedicação de cada um fez com que tivéssemos muitas conquistas, e isso precisa ser reconhecido e comemorado”, frisou Ana.

A Prefeitura de Cachoeira do Sul ingressou no Programa Educar para Valer em 2018 com o objetivo de melhorar o rendimento e desempenho dos estudantes, além de reduzir os índices de reprovação, eliminar o abandono escolar, reduzir a distorção idade/série e atingir ou até mesmo superar as metas estipuladas pelo Ideb. “Ainda temos muito trabalho pela frente para atingirmos o nível adequado de aprendizagem em todas as nossas escolas. Mas este reconhecimento que entregaremos na próxima terça é uma forma de homenagearmos aqueles educadores que no nosso primeiro ano dentro do programa já demostraram que fazem a diferença na educação municipal”, ressaltou a secretária.

Entenda:

Os indicadores de desempenho são obtidos por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e da Teoria Clássica dos Testes (TCT), da mesma forma das avaliações de larga escala do MEC. A TRI verifica os saberes estimados a partir das tarefas que o estudante é capaz de realizar na resolução dos itens do teste. Já a TCT estabelece os percentuais de acertos em cada descritor.

Os níveis de aprendizado

- Abaixo do básico: estudantes apresentam carência de aprendizagem com relação as habilidades previstas para a sua etapa de escolaridade, evidenciando necessidade de recuperação

- Básico: estudantes ainda não demostram o desenvolvimento adequado das habilidades esperadas para a sua etapa de escolaridade, demandando reforço para uma formação adequada a etapa de escolaridade

- Intermediário: estudantes revelam ler consolidando as habilidades consideradas mínimas e essenciais para sua etapa de escolaridade, o que requer empenho para aprofundar a aprendizagem

- Adequado: estudantes conseguiram atingir o patamar um pouco além do que é considerado essencial para a sua etapa e escolaridade, exigindo novos estímulos e desafios.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação