25 MAR 2019
Vem aí as Promotoras do Jogo Limpo
Adolescentes serão capacitadas para serem multiplicadoras do conhecimento, aula magna é nesta terça

Na tarde desta terça-feira, no auditório do Sicredi, acontece a primeira aula magna das Promotoras do Jogo Limpo (PJL). Uma turma de pelo menos 80 meninas, de 22 escolas municipais e estaduais, que integram o programa Saúde na Escola (PSE), serão capacitadas para atuar em sua comunidade escolar, onde serão multiplicadoras de seu conhecimento.

Conforme a chefe de atenção a saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, a iniciativa surgiu em comemoração ao Mês Internacional da Mulher. “Em reunião para comemorar a data, juntamente da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Coordenadoria da Juventude, Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e 24ª Coordenadoria Regional de Educação, pensamos nessa nova proposta de extensão do Projeto Jogo Limpo, o qual é destinado para a população adolescente, que vem inovando com um olhar direcionado especialmente às meninas lideres da comunidade escolar”, frisa Denise. “As PJLs, receberão formação até o final do ano, quando acontece a formatura. Entre as temáticas, coordenadas por membros da equipe, estão oficinas e atividades de lazer”, completou.

UMA PERGUNTA

O que é o Programa Saúde Escola?

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território (interdisciplinaridade e intersetorialidade) é a base do Programa Saúde na Escola e preconiza o desenvolvimento de ações, mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clinicas do educandos.

Grupo Técnico das PJLs:

SMS

- Denise Caspani – Chefe de Atenção à Saúde
- Deise Ourives - Coord. Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Coord. Programa Bolsa Família- Condicionalidades de Saúde.
- Queli Medeiros - Coord. Ambulatório Vida- ISTs/Aids.

Coordenadoria da Juventudade
- Vagner Cerentini – Coordenador

Coordenadoria da Mulher
- Paula Boeck – Coordenadora
- Elisandra Martins - Assessora

24 CRE
- Clarisse Salzano – Assessora pedagógica

SMEd
- Ani Frey - Assistência ao Educando
Sobre o Jogo Limpo

“O projeto é uma ação do PSE. A Atividade é desenvolvido para adolescentes de 10 a 19 anos, que tem por objetivo: esclarecer, orientar, informar, “ jogar limpo”, com as questões relacionadas a adolescência visando o auto-cuidado e redução das problemáticas que acometem esta demanda, reduzindo os índices de vulnerabilidades identificadas no nosso município”, frisa a Deise Ourives, coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Coord. Programa Bolsa Família.

Cronograma de atividades previstas:

Maio: Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual.

Junho: Direito Sexual e Reprodutivo/Prevenção de ISTs e Aids e Sexualidade e Redes Sociais

Agosto: Cultura da Paz, Direitos/Deveres/Responsabilidades

Setembro: Suicídio

Outubro: Puberdade/Adolescência e mudanças psicológicas e fisiológicas.

Novembro: Lei Maria da Penha e II Mostra do PSE

Frase

“A escuta aos adolescentes é a melhor maneira de identificarmos problemas, são os jovens que têm o olhar mais próximo da realidade em que vivem. As PJLs, é mais uma proposta de prevenção de sensibilização com relação à comunidade” equipe técnica das Promotoras do Jogo Limpo.