18 ABR 2019
Prefeitura apreende 388 quilos de carne sem inspeção

Em uma ação de vistoria de rotina da Vigilância Sanitária de Cachoeira do Sul, Serviço de Inspeção Municipal e Secretaria de Meio Ambiente na manhã desta quinta-feira, foram apreendidos 30 quilos de carne ovina e 358 quilos de carne bovina sem inspeção, comprovada pela ausência de nota fiscal, carimbos e etiquetas lacres, além de falhas no armazenamento.

Os alimentos foram apreendidos em um açougue na região central da cidade. No momento foi lavrado auto de infração e apreensão. O proprietário terá prazo de 15 dias para apresentar defesa. Outro estabelecimento vistoriado nesta manhã (um mini mercado com açougue e padaria) não apresentou irregularidades. As carnes recolhidas foram encaminhadas para o Zoológico Municipal.

Os produtos de origem animal sem inspeção oferecem riscos a saúde das pessoas, podendo transmitir inúmeras doenças como intoxicação alimentar, cisticercose, tuberculose e hidatidose (transmitida pela carne ovina infectada). A inspeção sanitária é fundamental para garantir a qualidade destes alimentos. Quando a origem é desconhecida, esta carne pode ser fruto de abigeato. Nestes casos, não existe as condições mínimas de abate ou avaliação das condições de sanidade dos animais que são muitas vezes abatidos à noite, doentes e até mesmo carneados já mortos.