25 ABR 2019
30 animais apreendidos em um mês

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já apreendeu 30 animais em um mês, após ter adquirido um reboque para transportar os bichos que são recolhidos em via pública. Na manhã desta quarta-feira (24), um cavalo, uma égua e um potro foram recolhidos no Alto do Amorim.

Cavalos, vacas, bois, touros e terneiros recolhidos estão sendo levados para uma área não divulgada para evitar furtos. De acordo com o coordenador do Cempra, Moisés Gastaldi, quando um animal é recolhido, o médico veterinário faz o auto de constatação da apreensão, registrando a raça, cor, características, onde foi localizado e situação física). São estas informações que ajudam na hora que os donos vão procurá-los. Em média, cada animal tem ficado três dias apreendido.

No local onde estão abrigados eles recebem atendimento veterinário, medicação e tratamento de ferimentos quando necessário, alimentação adequada com pasto, ração e água. Dos primeiros animais apreendidos ainda não foram resgatados duas éguas e um cavalo, todos adultos.

MULTA – Para resgatar seu bicho, o dono precisa procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (junto ao Zoológico) e apresentar documentos de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência. Além disso, ele será autuado em R$ 500,00, tendo 20 dias para apresentar defesa. Se não apresentar defesa ou ela não foi aceita, a multa é confirmada. Se ela não for paga, o cidadão tem seu nome registrado em dívida ativa e pode ir para o SCPC.

Em caso de animais que ficam mais de 60 dias sem serem resgatado, eles podem ser destinados a uma ONG ou outra entidade onde possa ser utilizado para benefício da comunidade. Se não houver interessados, os animais irão a leilão ao preço de mercado.

Denúncias

As denúncias de animais soltos em via pública, principalmente em torno de rodovias, podem ser feitas diretamente pelo telefone 3724-6044. Os recolhimentos no período da noite são geralmente comunicados pela Brigada Militar quando é avaliado o risco de acidentes.