28 MAI 2019
Lavoura arrozeira perdeu 2,5 mil empregos em uma década

A competitividade do arroz gaúcho foi a pauta da reunião realizada na segunda-feira (27), no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A Prefeitura de Cachoeira do Sul foi representada pelo diretor da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Diego Cruz, que destaca os dados apresentados pela Federarroz, em especial a redução de 1,2 milhão de toneladas na safra 2018/2019 e o impacto nos 140 municípios arrozeiros da metade sul do RS. “Arrecadação de impostos, geração de empregos e distribuição de renda foram comprometidos” avalia Cruz.

No encontro, o economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, apresentou um diagnóstico sobre a crise do arroz. Segundo ele, entre 2009 e 2019 a lavoura do grão encolheu a participação em 123 mil hectares de plantio no Estado. Com esta redução, foram eliminados, aproximadamente, 2,5 mil empregos.

Por conta do cenário, o prefeito de Tapes (RS) e presidente da Comissão de Agricultura da Famurs, Silvio Rafaeli, declarou que é preciso cobrar de forma dura os parlamentares para continuar defendendo a lavoura arrozeira e os empregos que gera. “É importante que os prefeitos percebam a gravidade da situação e o quanto essa cadeia alimentar mexe com o serviço dentro e fora da porteira" sinalizou o dirigente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024