08 AGO 2019
Prefeitura e UFSM querem elaborar cartilha para orientar construção e manutenção de calçadas

Na manhã desta quinta-feira, 8, estiveram reunidos, na Prefeitura Municipal, representantes do Executivo e da UFSM, com a finalidade de trocar ideias sobre a elaboração de uma cartilha para orientação a respeito da construção e manutenção dos passeios públicos de Cachoeira do Sul. Neste primeiro encontro, professores e estudantes dos cursos de Engenharia de Transportes e Logística e de Arquitetura e Urbanismo explanaram sobre os pontos que devem ser abordados na cartilha, todos tendo como base a legislação vigente e a observação de cartilhas semelhantes de outras cidades.

Uma das ações propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana é a construção desta cartilha, onde, conforme o que foi apresentado pela UFSM, deverão conter orientações a respeito da largura adequada do passeio público, das dimensões mínimas, das obras sobre o passeio, do rebaixamento de calçadas, além de dar exemplos de pisos permitidos e recomendações de árvores que podem ser plantadas no passeio, entre outros detalhes.

Os passeios de parques, praças, largos e prédios públicos são de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Já os demais, onde há meio-fio, são de responsabilidade do proprietário. Onde não há meio-fio, a Prefeitura deve fornecer o mesmo e o proprietário deve construir a calçada.

Ainda durante o encontro desta manhã, a equipe da UFSM apresentou um acordo de cooperação técnica, que ainda será avaliado pelo Executivo, e que permitirá que os alunos e professores realizem estudos a respeito de tráfego, mobilidade por aplicativo, ciclovias, sinalização viária, estacionamentos, entre outros, em parceria com a Prefeitura Municipal.