18 SET 2019
Semana do Trânsito com mensagem das crianças aos motoristas

Cerca de 500 cartas e desenhos foram entregues nesta quarta-feira (18) para os motoristas que passavam pela Rua 7 de Setembro, marcando o início da Semana do Trânsito, que segue até o próximo dia 25. A proposta do setor de trânsito foi levar os conselhos das crianças sobre segurança no trânsito.

A blitz educativa contou com a presença de agentes de trânsito e da equipe do setor de trânsito da Prefeitura de Cachoeira do Sul. A auxiliar administrativa do setor de trânsito, Taís Blaya, conta que ao receber a carta, os motoristas imediatamente abriam um sorriso. “Geralmente neste tipo de blitz entregamos mensagens prontas, iguais para todos. Desta vez não. Cada uma traz uma mensagem, um desenho pensado por cada criança com muito carinho. Era visível que as pessoas ficavam contentes e iram ler a mensagem”, conta ela.

A pequena Estela Blaya de Oliveira, de 6 anos, aluna do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, auxiliou na estrega das mensagens ao lado da mãe, Taís. E entre uma entrega e outra ela aproveitava para dar dicas de segurança. “As pessoas não podem dirigir falando no celular. Senão elas podem bater em uma pessoa e ela tem que ir para o hospital”, orientou a pequena estudante.

Em frente à Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, duas vagas de estacionamento foram utilizadas para a colocação de cadeiras de rodas, onde estavam as seguintes frases “Estacionei aqui por um minutinho”, “E se for na sua vaga, tem problema?” e “Estacionei rapidinho, já volto”. De acordo com o responsável pelo departamento de Educação para o Trânsito, Vilmar Cézar, essas são as desculpas frequentes usadas pelos motoristas ao ocupar uma vaga destinada a deficientes e idosos. Quem comete este tipo de infração está sujeito a uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

Palestras

Nesta semana, a equipe do departamento de Educação para Trânsito também estará em algumas escolas para conversar com as crianças sobre trânsito. Já estão agendadas a EEI Ricca Carvalho Bernardes, EMEI Nossa Senhora de Fátima, EMEI Recando dos Baixinhos.

Importante

Nesta quarta-feira foram distribuídas as mensagens enviadas pela Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, Escola Municipal Milton da Cruz, Colégio Marista Roque, Colégio Sinodal Barão do Rio Branco e Colégio Totem. No dia 25, no encerramento da Semana de Trânsito, serão distribuídas as mensagens enviadas por outras escolas.