28 SET 2019
III Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Foi realizada na última quarta-feira, 25 de setembro, a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar, na sede do Siprom, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar, com apoio das Secretarias Municipais do Trabalho e Ação Social, Governo, Saúde, Educação, Agricultura e Pecuária, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Produtores Rurais de Cachoeira do Sul, Feira Livre Municipal e Rede Super. Participaram vários segmentos da comunidade cachoeirense, representantes da sociedade civil, órgãos e entidades da produção e comércio de alimentos, e também entidades governamentais.

A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar foi convocada pelo Decreto Municipal nº 036/2019, de 24 de setembro de 2019 com o tema “SEGURANÇA ALIMENTAR: PELA VIDA SAUDÁVEL E CONTRA A FOME E A MISÉRIA”, e foram discutidos 4 eixos :

Eixo 1 – Acesso, abastecimento e produção de alimentos, cuja palestra foi feita pelo

engenheiro agrônomo da Emater/RS Luciano Mazuim;

Eixo 2 – Qualidade dos alimentos, com a médica veterinária da SMAP/SIM, Carolina Erhardt;

Eixo 3 – Educação Alimentar, com a nutricionista Luana Redel Moraes;

Eixo 4 – SISAN – Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, com a palestrante a

Marluza Siqueira.

No turno da tarde, os participantes discutiram os diferentes eixos em grupos, onde cada grupo apresentou propostas que serão levadas como compromisso do município de Cachoeira do Sul para a VII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, nos dias 16, 17 e 18 de outubro próximo. Após a aprovação do Relatório Final, a Plenária elegeu 9 delegados representando o município de Cachoeira do Sul para a etapa estadual, sendo 2/3 sociedade civil e

1/3 governamental, conforme o Regimento da Conferência. Segundo a presidente do COMSEA – Cachoeira do Sul, nutricionista Denise Carvalho Caspani, o evento foi muito qualificado, elencando propostas de alto nível e fundamentais para as questões pertinentes à segurança alimentar e nutricional da população cachoeirense, que possibilitarão um Plano Muniicpal de Segurança Alimentar, a ser elaborado nos próximos meses.

Por que fazer uma conferência?

As conferências são conquistas do povo brasileiro e constituem espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontem diretrizes para as várias políticas públicas. A principal característica das conferências é reunir representantes da gestão e da sociedade civil, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a área em questão, nesse caso, a segurança alimentar. As conferências tem extrema relevância pública e o que é definido nesses espaços deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar

Criado pela Lei Municipal nº 3.496, de 12 de janeiro de 2004, e alterada pela Lei 3.720, de 10 de janeiro de 2007.

Diretoria Atual empossada em 06 de junho de 2018:

Presidente: Denise Carvalho Caspani

Vice-Presidente: Luciano Mazuim