01 NOV 2019
Ambulantes do Centro vão para o Camelódromo

Os imigrantes do Senegal e da Gâmbia que ocupavam as calçadas da Rua 7 de Setembro já tem um novo local para ficarem: o Camelódromo da Praça Honorato do Souza Santos. O Prefeito em Execício, Cleber Cardoso, convidou os ambulantes junto com os advogados Kader Bahij Misleh Ahmad e João Francisco Carvalho Ribeiro, para um diálogo na manhã de hoje e em menos de uma hora de conversa já existia solução para o problema.

Na semana passada, os fiscais da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio notificaram os ambulantes do Centro de que eles não podiam comercializar seus produtos nas calçadas, já que a Prefeitura estava recebendo reclamações sobre a ocupação indevida do espaço, prejudicando o trânsito dos pedestres.

Enquanto o espaço do Camelódromo é reorganizado, os cinco vendedores ambulantes ficarão instalados na estrutura central da Praça Honorato. Na tarde de hoje eles já foram para o local. “Não vamos mexer com os ambulantes que já estão instalados no Camelódromo. O que queremos é ampliar o espaço para recebê-los”, frisou Cleber, que no final da manhã desta sexta-feira esteve no local para informar aos camelos sobre mudanças.

Kader ressaltou que todos os imigrantes entendem que é preciso seguir a legislação da cidade em que estão instalados, mas acrescentou ainda que eles são cidadãos que trabalham de forma autônoma, precisam se sustentar em Cachoeira (pagando aluguel e alimentação) e ainda precisam enviar dinheiro para suas famílias (esposa, pais, filhos). “Eles são refugiados, que entraram pela Bolívia e já estão em processo de permanência no Brasil. Eles precisam apenas ser acolhidos, se sustentar e ter oportunidade de se regularizarem”, disse Kader.

Notificação para resolver o problema

Cleber explicou ainda que a notificação emitida a eles foi uma forma incentivar os ambulantes a buscarem esclarecimento e também a se regularizarem. “Jamais nossa intenção foi criar um problema para resolver outro. Tanto é que emitimos a notificação e esperamos antes de qualquer outra atitude. Que bom que eles aceitaram meu convite para dialogar. Fiquei contente em recebê-los para poder conversar, ouvi-los e apresentar as sugestões da Prefeitura”, justificou Cléber. O Prefeito em Exercício enfatizou também que os cinco imigrantes já demonstraram vontade de se regularizarem.