06/11/2019 às 15:23:00
Cachoeira do Sul fez adesão ao Programa Educação Conectada

A Secretária de Educação, Ana Margarete Vivian Machado, comemora a seleção das 9 escolas da rede municipal de ensino para implantação do Programa Educação Conectada, que tem por objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação.

O Programa Educação Conectada será desenvolvido em três fases: a indução, expansão e sustentabilidade, que serão aplicadas até o final do ano de 2024, na primeira fase foram contempladas nove escolas municipais, as demais não contempladas nesta fase poderão receber em uma próxima fase, devendo até o final de 2024 todas as escolas estarem participando do programa, as escolas do campo receberão internet satelital.

As escolas contempladas receberão aporte financeiro do FNDE através do PDDE. Os gestores escolares com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação através do CEPLAN elaboram o Plano de Aplicação Financeira, cada escola escolherá a empresa que será responsável pela instalação da internet de fibra ótica, que irá variar de 20Mbps até 100Mbps.

As velocidades para cada escola foi definido pelo MEC de acordo com número de alunos, o valor destinado será para a contratação da empresa e compra de materiais para a expansão da internet na escola. O Coordenador Municipal, o Professor Antônio Adolfo, comemora a iniciativa do MEC e ressalta a importância dessa ferramenta para um trabalho pedagógico de qualidade.

Escolas selecionadas:

E.M.E.F. Alarico Ribeiro