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NOV
21
21 NOV 2019
Informativo SAMU
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1) O que é o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)?

O SAMU 192 é um serviço público, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU é um programa federal, com incentivo financeiro próprio, e de atendimento compartilhado entre as esferal Estadual e Municipal.

 

2) O SAMU no Rio Grande do Sul:

O Rio Grande do Sul, conforme dados de 2017 do “Geografia – Portal do estado do Rio Grande do Sul” e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem 497 Municípios com cerca de 11,3 milhões de habitantes, o que corresponde a 6% da população nacional. Para o atendimento pelo SAMU desta população, temos 5 Centrais de regulação das Urgências, sendo:

  • CRU Estadual: Abrange diretamente (Municípios com Bases Descentralizadas/ ambulâncias do SAMU) 256 Municípios e indiretamente (Municípios sem Bases Descentralizadas/ ambulâncias do SAMU) 222 Municípios, totalizando 478 Municípios, sendo Cachoeira do Sul um dos 256 citados acima;

  • CRU POA-RS: Atende somente ligações da própria capital, no qual apresenta uma população de 1,4 milhão de pessoas;

  • CRU Caxias: Atende Caxias e Vacaria;

  • CRU Pelotas: Atende Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Capão do Leão, Arroio Grande, Piratini, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte;

  • CRU Bagé: Atende Bagé, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul.


 

3) Objetivo?

Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.


 

4) Quando chamar o SAMU?

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;

  • Intoxicação exógena e envenenamento;

  • Queimaduras graves;

  • Na ocorrência de maus tratos;

  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

  • Em tentativas de suicídio;

  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

  • Afogamentos;

  • Choque elétrico;

  • Acidentes com produtos perigosos;

  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;

  • Soterramento, Desabamento;

  • Crises Convulsivas;

  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

 

 

5) Quando NÃO chamar o SAMU?

 

  • Febre prolongada;

  • Dores crônicas;

  • Vômito e diarreia;

  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

  • Transporte de óbito;

  • Dor de dente;

  • Transferência sem regulação médica prévia;

  • Trocas de sonda;

  • Corte com pouco sangramento,

  • Entorses;

  • Cólicas renais;

  • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

  • Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.


 

6) Por dentro do SAMU (no que compreende o atendimento em si, para o entendimento comunitário)?

No SAMU o atendimento é compartilhado, ou seja, existe a CRU ( Central de regulação das Urgências ) em âmbito Estadual e as Bases Descentralizadas em âmbito Municipal, cada uma com suas atribuições/deveres e seus profissionais, sendo organizada hierarquicamente. A CRU Estadual, com cede em Porto Alegre é onde as solicitações de atendimento de Cachoeira do Sul entram via 192, e é neste local que, pelo médico regulador, é avaliado e acionado ou não as equipes de atendimento com cede no município.


 

Como funciona o acionamento das equipes de atendimento?

  • O pedido do socorro: A vítima ou terceiros entram em contato, gratuitamente via telefone fixo ou móvel, através do número 192;

  • Em Âmbito Estadual: A ligação/pedido de socorro é atendida pelo TARM (Técnico Auxiliar de Regulação Médica), este coleta informações básicas como Nome, endereço e ponto de referência, número de vítimas e motivo da solicitação; Após a ligação é transferida para o médico regulador no qual este tem o objetivo de coletar informações do solicitante para prestar orientações de primeiros socorros e aciona as ambulâncias quando necessário.

Obs.: O médico regulador(CRU Estadual) é o profissional que autoriza ou não a liberação das equipes de atendimento do SAMU (Municipal)

  • Em Âmbito Municipal: Nas Bases Descentralizadas ficam as equipes de atendimento do SAMU, onde estão 24 horas por dia, 7 dias da semana uniformizadas e prontas para atender a população, porém as equipes somente podem deslocar-se para os atendimentos sob ordem do médico regulador que fica na central de regulação Estadual em POA-RS. Quando o chamado chega até a equipe de atendimento, imediatamente essa se desloca para o atendimento.


 

7) O que podemos fazer para agilizar as solicitações de socorro com a CRU e segurança do local?

  • Fique calmo e próximo a(s) vítima(a);

  • Responda as perguntas do TARM, são poucas perguntas ( e de caráter simples, mas para todas elas são de extrema importância para nortear a logística do atendimento;

  • Responda as perguntas do médico regulador com calma e clareza, escutando e as orientações, pois o médico fornecerá orientações de primeiros socorros até a chegada da equipe de atendimento, como base nas informações passadas pelo solicitante;

  • Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;

  • Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de sinalização;

 

  • Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;

 

  • Não dê água aos acidentados.

 

Obs.: A triagem é fundamental para agilizar a chegada das equipes e evitar as chamadas visitas improdutivas, causadas por trotes ou dados imprecisos, o que infelizmente ainda é uma realidade.

 

 

8) Aplicativo “Chamar 192”:

Em território gaúcho há um aplicativo para smartfones chamado “Chamar 192” que pode ser baixado gratuitamente via Google Play, ele permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho. O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância e reduzindo o número de trotes. É uma ferramenta importante, porém NÃO descarta o contato verbal.


 

Referências:

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192

https://estado.rs.gov.br/geografia

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2013/prt0356_08_04_2013.html

https://saude.rs.gov.br/secretaria-da-saude-lanca-aplicativo-chamar-192-samu



 

Mateus Borba de Oliveira

Enfermeiro COREN 203957

Coordenador e Responsável Técnico SAMU

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