13 DEZ 2019
Agroindústrias Familiares já tem seu espaço

A Feira Livre Municipal ganhou mais uma opção de comercialização de produtos. É o espaço das Agroindústrias Familiares formalizadas pelo Programa Municipal que garante o apoio à legalização destas, assim como a procedência e qualidade dos produtos ofertados.

A implantação do ponto de venda foi realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária que também cedeu aos agricultores equipamentos que estavam ociosos em outra agroindústria e que pertencem ao patrimônio da Prefeitura Municipal, facilitando assim a organização do local.

Com esta ação, a SMAP implementa objetivos amparados pela Lei Municipal 4.198/2012 como o fortalecimento e fomento de ações em prol da agricultura familiar, promoção e inserção dos produtos originários das agroindústrias beneficiadas pelo Programa, fortalecendo o espírito cooperativo entre os produtores e criando canais próprios de comercialização da produção oriunda do município. Num primeiro momento serão comercializados produtos de panificação, mel e melado, mas outros produtos das agroindústrias legalizadas também poderão ser comercializados no espaço.

A gestão ficará a cargo da SMAP em parceria com os agricultores familiares e com a colaboração e participação do escritório municipal da Emater-Ascar que já executa vários tipos de serviços necessários à formalização dos empreendimentos como o estudo de mercado, elaboração de croqui e/ou planta da agroindústria, fluxograma, composição nutricional dos alimentos e rotulagem dos produtos entre outros.