02 JAN 2020
IPTU 2020 está disponível para os contribuintes

A Prefeitura de Cachoeira do Sul iniciou hoje, dia 2, a distribuição dos carnês de IPTU 2020. Serão distribuídos 33.672 carnês, sendo que 30.098 serão entregues pelos Correios, com previsão de entrega até o dia 9 de janeiro. Outros 2.084 carnês vão para as imobiliárias da cidade. Os carnês também são entregues na Secretaria da Fazenda, na Rua General Câmara, 911, até o dia 10 de janeiro (das 7:30 às 17h, sem fechar ao meio-dia).

Neste ano, o valor lançado do Imposto é de R$19.555.164,08. Os valores tiveram índice de reajuste de 2,56%; já o reajuste de taxas foi de 9,65%. 3.987 cadastros estão isentos de pagar o IPTU, somando um valor de R$1.860.538,62.

Descontos

Os contribuintes que pagarem o IPTU até o dia 10 de janeiro, e que não tenham dívidas com a Prefeitura, terão 15% de desconto. Já os que tem dívidas e pagarem até esta data, têm 7% de desconto. Pagamentos até o dia 10 de fevereiro dão 10% de desconto para quem não tem dívidas e 4% para quem tem dívidas.

Pagamento pelo celular

A novidade deste ano é a possibilidade de pagamento do IPTU pelo celular usando o aplicativo CIDADEMOB, gerando o boleto para pagamento à vista e também parcelado. O aplicativo dá a possibilidade de enviar o boleto por e-mail, para impressão e pagamento, ou por SMS; neste último caso, o usuário poderá copiar o código e realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco no próprio celular. Contribuintes que estão em dívida ativa com o Município poderão acessar as parcelas pelo aplicativo, sem necessidade de se deslocar até a Secretaria da Fazenda. Os moradores de Cachoeira do Sul que possuem imóveis em outras cidades, onde o aplicativo também esteja disponível, poderão acessar o IPTU usando o CIDADEMOB.

Importante – Para acessar o IPTU, depois de fazer o cadastro no aplicativo, o contribuinte deve seguir os seguintes passos: Acessar "Seus Imóveis" > Clicar no ícone da porcentagem (%) > Selecionar o tipo de carnê (Parcelas IPTU 2020, Cota Única IPTU 2020 ou Cota Única + Parcelas 2020) > Proceder o pagamento.

CIDADEMOB

O app está disponível para utilização em smartphones e está conectado às informações da Prefeitura de Cachoeira do Sul. O aplicativo oferece aos usuários funcionalidades e serviços cotidianos, como consulta a protocolos de atendimento, consultas de débitos e matrículas imobiliárias, participação em enquetes sobre assuntos pertinentes à população, lista de estabelecimentos e prestadores de serviços locais, entre outros. Além disso, empresas poderão consultar sua situação cadastral, seus débitos e emitir guias. Já as que prestam serviços à prefeitura, conseguem acompanhar os processos de empenho em todas as suas fases. Os servidores públicos do município também são contemplados no APP, com uma área exclusiva e acesso à folha de pagamento, férias e contracheques.

O aplicativo pode ser baixado nas lojas play store e app store para celulares com sistema Android ou IOS. O CIDADEMOB também pode ser acessado pelo computador através do endereço m.cidademob.com.br.