16 JAN 2020
UFSM e parceiros apresentam projeto de redário para a Praça Santo Antônio

O grupo de estudo vivaCidade – Núcleo de Estudos Criativos da Cidade, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Campus Cachoeira do Sul apresentou nesta semana uma proposta para instalação de mobiliário fixo, conhecido como redário, na Praça Santo Antônio. A proposta surgiu após conversas com os moradores locais que relataram não usar o espaço da praça pelo fato do mesmo não oferecer nenhum tipo de estrutura física para o lazer. A primeira-dama e coordenadora de projetos sociais e culturais, dona Jussara Ghignatti, foi grande incentivadora da ideia.

Com a colocação do redário, o grupo pretende tornar a praça um espaço de lazer e permanência, lúdico e de descanso, que integre o dia-a-dia da comunidade. O projeto propõe um equipamento de simples execução, concebido em módulos que podem ser construídos de forma individual ou em conjunto, criando um objeto que integre as áreas verdes ociosas da praça. A proposta visa criar um redário em módulos com formato triangular. A Incorporadora Martin & Peres se responsabilizará pelos encargos, execução e instalação do mobiliário. O projeto também tem parecer favorável do COMPAHC.

A construção do redário será uma atividade prática do grupo vivaCIDADE que é coordenado pela professora Michelle Campos Morais e tem a participação dos acadêmicos Andreza Costa, Luana Mendes e Pablo Dallagnol. O grupo já realizou na Praça Santo Antônio quatro edições do "Praça Viva", com o objetivo de levar a comunidade a ocupar o espaço público.