28 FEV 2020
Nota da Vigilância Epidemiológica sobre a suspeita de casos de Coronavírus - COVID - 19 em Cachoeira do Sul

NOTA INFORMATIVA Nº 03 - 2020   -  Coronavírus - COVID - 19

Em 31 de dezembro de 2019, o escritório nacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), na China, foi informado sobre a ocorrência de casos de pneumonia de etiologia desconhecida na cidade de Wuhan, Província de Hubei. Em 09 de janeiro, houve a divulgação da detecção de um novo coronavírus (2019-nCoV) em um paciente hospitalizado com pneumonia em Wuhan. Desde então, casos da doença têm sido registrados em outras cidades da China e em outros países A avaliação de risco da OMS, a partir de 27/01/2020, classifica a evolução deste evento como de Risco Muito Alto para a China e, de Alto Risco para o nível regional e global.

Em 30/01/2020, a OMS declarou o surto de Doença Respiratória Aguda pelo 2019-nCoV como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Assim, todos os países devem estar preparados para conter a transmissão do vírus e prevenir a sua disseminação, por meio de vigilância ativa com detecção precoce, isolamento e manejo adequados dos casos, investigação/monitoramento dos contatos e notificação oportuna.

Os coronavírus são vírus presentes em animais, incluindo camelos, gatos e morcegos e, alguns deles, em humanos, e podem causar desde resfriado comum até doenças mais graves tais como Middle East Respiratory Syndrome (MERSCoV) and Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS-CoV). O 2019-nCoV, ou Covid-19, é um novo coronavirus que ainda não havia sido identificado em humanos. O quadro clínico da Doença Respiratória Aguda pelo 2019-nCoV não está descrito completamente, e ainda não está bem estabelecido seu padrão de letalidade, mortalidade, infectividade e transmissibilidade, assim como sua disseminação entre pessoas. Os sintomas podem aparecer de dois a 14 dias após a exposição. Até o momento, não há informação suficiente e fundamentada sobre o período de transmissibilidade. A suscetibilidade é geral. O espectro clínico da infecção por coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia grave. Os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar. O quadro clínico inicial da doença é a síndrome gripal, sendo recomendada a investigação de histórico de viagem à China, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã,  ou contato próximo com pessoas que tenham viajado para os países citados anteriormente, segundo Informe Epidemiológico – COVID – 2019 Do Centro Operações de Emergências do Rio Grande do Sul (27/02/2020).  As características clínicas não são específicas e podem ser similares àquelas causadas por outros vírus respiratórios, que também ocorrem sob a forma de surtos e, eventualmente, circulam ao mesmo tempo, tais como influenza, parainfluenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus, outros coronavírus, entre outros. O diagnóstico laboratorial é realizado com a coleta da secreção da nasofaringe (SNF).

Importante

Em Cachoeira do Sul, até hoje, apesar dos rumores, não existe nenhum caso suspeito de coronavírus. A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou, em visita domiciliar, que as pessoas que viajaram para a China não apresentam sintomas. Apesar disso, as mesmas estão tomando precauções domiciliares, como uso de máscaras, lavagem frequente das mãos, uso de álcool gel, não compartilhamento de utensílios, entre outros, conforme recomendações recebidas no país de origem da viagem.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024