05 MAR 2020
Prefeitura agiliza a compra de mais um caminhão-pipa

A Prefeitura de Cachoeira do Sul se agiliza para em breve ter a sua disposição um novo caminhão-pipa para o transporte de água para as famílias do interior do município, que todos os anos sofrem com a falta de água causado pelas estiagens.

A destinação de um valor adicional vindo do Fundo de Gestão Compartilhada (FGC) já foi confirmada pelo diretor financeiro da Corsan, o cachoeirense Jorge Melo. Serão no total R$ 330 mil com destinação específica para compra do caminhão-pipa (R$ 300 mil) e reforma de parte do calçamento da Praça Borges de Medeiros (R$ 30 mil).

Técnicos da Secretaria de Agricultura são responsáveis pela confecção do projeto básico que prevê a aquisição de um caminhão truck equipado com tanque cilíndrico fixo em aço inoxidável com capacidade de 15 mil litros para o transporte de água potável.

Prefeitura entregou mais de um 1 milhão de litros de água em dois meses

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria de Agricultura já distribui 1.075,700 litros de água nos meses de janeiro e fevereiro. Foram 153 entregas, sendo 47% deste total para abastecer os moradores da localidade de Vila Vargas. Esses abastecimentos garantiram água para 1.325 pessoas (entregas feitas diretamente em residências) e mais 180 famílias da Vila Vargas, onde a água é deixada em um reservatório que redistribui aos moradores.

Individualmente, o abastecimento é feito para moradores da Barragem do Capané, Boa Vista, Cerro dos Peixotos, Granjinha, Lomba Grande,

Piquiri, Porteira Sete, Praia Nova, Sul Pinos, Capão do Valo, Corredor da Costa, Enforcados, Estrada do Chimarrão, Granjinha, Mineração e Passo da Areia. Além do caminhão-pipa da Prefeitura, que transporta 10 mil litros de água em cada viagem, o abastecimento conta com auxílio também do caminhão do Exército, tem também tem a capacidade de 10 mil litros de água.

Baixa precipitação

As últimas chuvas em Cachoeira do Sul foram registradas em meados do mês de fevereiro e mesmo assim, de forma irregular e em pouca quantidade. Depois disso, não houve mais precipitações, o que faz com que os reservatórios naturais cada vez fiquem mais secos.

Os moradores do interior do município são os mais afetados. Além da água necessária para o consumo humano, ela é escassa também para atender animais e irrigar as plantações.

Importante

O recurso extraordinário disponibilizado pela Corsan será contabilizado como antecipação ao Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC). O valor antecipado será descontado dos repasses mensais do FMGC, destinados ao Município, a partir de 07/2021, em 30 parcelas mensais de R$ 10 mil cada, até quitação do valor antecipado.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024