21 MAR 2020
Cachoeira tem primeiro suspeito de coronavírus internado no HCB

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

NOTA INFORMATIVA Nº 10 - 2020  -  Coronavírus - COVID – 19

(21/03/2020)

A nova doença causada pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia. A epidemia é dinâmica, e as recomendações são frequentemente atualizadas.

Situação em Cachoeira do Sul

Em Cachoeira do Sul, permanecem suspeitos 3 casos, sexo masculino, 53 anos, sexo feminino, 33 anos e sexo masculino, 33 anos. Mais um caso foi notificado pelo Hospital de Caridade e Beneficência - HCB, masculino, 58 anos, com Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG. Os demais 3 casos suspeitos permanecem em isolamento aguardando resultado de exames.

Município

Suspeitos

Descartados

Cachoeira do Sul

As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.

Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo.

Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.

Equipe Vigilância Epidemiológica - DVS

Fonte:

* Plano de Contingência e Ação estadual do Rio Grande do Sul para Infecção Humana COVID-19, Rio Grande do Sul, Fevereiro de 2020 (Versão 8 – 16/03/2020)

* Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo Coronavírus (Atualização de 12/03/2020)

* Informe Epidemiológico COVID-2019, Centro de Operações de Emergências do Rio Grande do Sul/ COERS (Atualização 16/03/2020)