24 MAR 2020
Cachoeira tem resultado preliminar positivo para coronavírus, um novo caso suspeito e outro descartado

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu na tarde desta terça-feira o resultado realizado pelo laboratório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, com laudo preliminar DETECTÁVEL PARA COVID-19/SARS-COV-2 no paciente do sexo masculino, 58 anos, que foi internado no HCB no último sábado.

O exame segue agora aguardando contraprova do Lacen, laboratório de referência no Rio Grande do Sul. O paciente foi transferido para o Hospital de Clínicas no domingo, obedecendo ao protocolo do Governo Estadual que determina a transferência dos pacientes para os hospitais de referência.

O município ainda registrou mais um caso suspeito do coronavírus, desta vez em paciente do sexo masculino e profissional da saúde, conforme critérios da Nota Informativa COE-RS/SES-RS, de 23 de março de 2020. Ele está em isolamento domiciliar, assim como o paciente do sexo masculino de 33 anos que ainda aguarda resultado.

Foi descartado pelo Lacen ainda a presença do coronavírus em uma paciente do sexo feminino de 33 anos.

_____________________________________________________________

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

NOTA INFORMATIVA Nº 12 - 2020 - Coronavírus - COVID – 19

(24/03/2020)

A nova doença causada pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia. O cenário é dinâmico e as recomendações são frequentemente atualizadas.

Situação em Cachoeira do Sul

Em Cachoeira do Sul, 2 casos suspeitos aguardam resultados de amostras enviadas ao Lacen-RS. Um deles trata-se de indivíduo do sexo masculino, 33 anos. O outro, também do sexo masculino e profissional da saúde, conforme critérios da Nota Informativa COE-RS/SES-RS, de 23 de março de 2020. Ambos em isolamento domiciliar. O terceiro caso, ainda sem encerramento, trata-se de indivíduo do sexo masculino, 58 anos, hospitalizado com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, com laudo preliminar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, acessado pela equipe de vigilância epidemiológica hoje.

Suspeitos

Descartados

Provável

Cachoeira do Sul

1*

Fonte: Vigilância Epidemiológica/ Lacen-RS

*Resultado realizado pelo laboratório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, com laudo preliminar DETECTÁVEL PARA COVID-19/SARS-COV-2, aguardando contraprova do laboratório de referência LACEN-RS.

As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; distanciamento social; isolamento domiciliar dos sintomáticos respiratórios, e de todos que residam no mesmo endereço, por 14 dias; e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

Equipe Vigilância Epidemiológica - DVS

Fonte:

* Plano de Contingência e Ação estadual do Rio Grande do Sul para Infecção Humana COVID-19, Rio Grande do Sul, Fevereiro de 2020 (Versão 8 – 16/03/2020)

* PORTARIA Nº 454, DE 20 DE MARÇO DE 2020

* Nota Informativa COE-RS/SES-RS, de 23 de março de 2020