17 ABR 2020
Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde sobre os Agentes Comunitários de Saúde

Estamos diante de uma pandemia pelo novo coronavírus – COVID19. Sabemos que a informação correta é uma das principais estratégias, por esse motivo, destacamos o papel dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enquanto profissional e integrante das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) no que compete à promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de agravos.

Informo a população do nosso Município que os agentes estão acompanhando a população, nas visitas domiciliares, orientando sobre a doença, medidas de prevenção e sinais e sintomas, embora em número reduzido, pois muitos estão afastados por serem do grupo de risco.

As visitas domiciliares estão sendo realizadas de acordo com as recomendações técnicas do Ministério da Saúde, o que significa que não aconteçam dentro do domicílio, e sim na área peri domiciliar, como frente, lados e fundo do quintal ou terreno. Além disso, são priorizadas as visitas aos pacientes de risco: pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, doença renal crônica, asma, DPOC, doença cardíaca, imunossuprimidos, entre outras. Por serem grupo de risco, são os que precisam de mais cuidado também.

Os agentes que não estão realizando visitas, estão ajudando na vacinação contra a Influenza nas unidades, distribuindo orientações conforme o MS, com todas orientações e medidas para evitar o contágio.

Ana Paula Domingues Damasceno Enfermeira EACS

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024