22 MAI 2020
Segue a revisão do Plano Diretor

O trabalho de Revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul segue acontecendo com a colaboração de técnicos da Prefeitura e da UFSM, como foi no Plano de Mobilidade. As atividades passaram por algumas adaptações, considerando a pandemia. Embora a UFSM esteja em recesso, os professores continuam colaborando no processo, junto às Arquitetas Márcia e Cristine, da Prefeitura.

Uma das adaptações é a forma de trabalho, que passou novamente a ser presencial, sendo usado o espaço do Museu Municipal, por ser mais amplo e arejado que a sala usada anteriormente no Planejamento.

Para que o trabalho avance é necessário a realização das leituras comunitárias, momento em que cada cidadão poderá expor sua compreensão e demandas sobre os mais diversos aspectos inerentes ao Planejamento Urbano. Perante a situação de pandemia, estão sendo buscadas metodologias para que as leituras aconteçam com qualidade. Desta forma, foi aberto Pregão para contratar empresa especializada na realização das leituras comunitárias e audiências públicas, pois é muito importante saber comunicar um trabalho técnico, como é a revisão do Plano Diretor.

A empresa vencedora da licitação foi Vinícius Ribeiro Arquitetura, de Caxias do Sul, que deverá desenvolver um conjunto de estratégias e atividades de comunicação, mobilização, capacitação e participação comunitária ligadas ao tema da revisão do plano diretor, visando a participação e engajamento da população no processo, conforme prevê o Estatuto das Cidades.

A participação da comunidade também pode ocorrer através do blog https://planodiretorcs.wixsite.com/revisao e através do instagram: @planodiretor_cs.