06 JUL 2020
Defesa Civil emite alerta de vendaval

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, emite alerta para possibilidade de chuvas e temporais com raios e rajadas de vento para os dias 6, 7 e 8 de Julho de 2020.

POSSÍVEIS FENÔMENOS

Chuvas expressivas com temporais (raios e ventos em forma de rajadas) devido à formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical.

PREVISÃO DO TEMPO

Na noite desta segunda feira (06) a formação de um novo sistema de baixa pressão no sul do Paraguai deve se deslocar pelo Rio Grande do Sul e na terça (07) dá origem a um ciclone extratropical que volta a provocar chuva intensa, trovoadas e ventania em todas as regiões. Atenção para volumes elevados de chuva, que podem variar entre 80 mm e 100 mm em média na metade norte gaúcha, com potencial para ultrapassar este valor em áreas e pontos desta região. As rajadas de vento podem variar entre 70 km/h e 80 km/h, podendo ser ainda maiores no setor leste, em especial na capital, região metropolitana, serra e todo o litoral. Por conta do céu encoberto e dos altos volumes de chuva, as temperaturas voltam a cair.

Na quarta (08), o ciclone já se encontra em alto mar mas ainda ajuda a provocar chuva no Rio Grande do Sul, porém os volumes podem ser expressivos no norte, noroeste, serra, litoral e região metropolitana. As rajadas de vento seguem intensas especialmente na faixa leste gaúcha e o mar volta a ficar bastante agitado por causa da formação de um novo ciclone extratropical na costa.
Na quinta (09), o tempo volta a ficar firme por causa do avanço de uma nova massa de ar seco de origem polar que entra no Estado empurrada pelos ventos do quadrante sul derrubando as temperaturas.

FONTE: Defesa Civil Estadual, Sala de Situação SEMA/RS.

COMO MINIMIZAR OS DANOS DE UM VENDAVAL?

- Revise a resistência de sua casa, principalmente a cobertura;

-Mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas;

-Não deixe objetos e entulhos soltos no quintal;

- Informe a Prefeitura sobre árvores não sadias identificadas no passeio público.

COMO AGIR QUANDO OCORRER UM VENDAVAL?

- Feche bem janelas e portas, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência;
- Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro;

- Evite transitar nas proximidades de fiação elétrica e estruturas que não transmitam segurança;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de segurança e árvores de grande porte;
- Não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.

COMO AGIR APÓS O VENDAVAL?

- Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias.

- Ajude vizinhos que foram atingidos;

- Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou Bombeiros sobre esses perigos;

- Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente, deixe esses serviços para os casos de emergência.