15 SET 2020
SMEd comemora resultado no IDEB

Na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa, o MEC e o INEP divulgaram os resultados do IDEB 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação básica) e do SAEB 2019 (Sistema Educacional de Avaliação da Educação Básica).

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul comemorou os resultados pois, pela primeira vez, o município atingiu e superou a meta prevista nos anos inicias, 5º ano.

Das 13 escolas municipais avaliadas, 11 superaram a sua própria meta, elevando assim a nota geral para 6.1, sendo que a meta prevista para 2019 era 6.0.

Já nos anos finais, 6º ao 9º ano, das 18 escolas municipais, apenas 10 escolas realizaram a avaliação. Embora não tendo atingido a meta, houve um crescimento de 2017 a 2019.

Os números do IDEB

Cachoeira do Sul – Rede Municipal

2015 – 5.2 * Meta – 5,5

2017 – 5,3 * Meta – 5,7

2019 – 6,1 * Meta - 6,0

2015 – 4,4 * Meta – 4,9

2017 - 4,3 * Meta - 5,2

2019 - 4,4 * Meta - 5,4

Reconhecimento às escolas

A Secretaria Municipal de Educação destaca o comprometimento e o engajamento dos professores, equipe gestora e estudantes e salienta sobre a importância da formação continuada, acompanhamento pedagógico e planejamento.

Assim, as escolas municipais EMEF Aldo Porto dos Santos (escola do campo), EMEF Dr. Getúlio Vargas (escola da zona urbana) e EMEF Sagrado Coração de Jesus (escola do campo), que obtiveram os melhores resultados, destacam:

A Diretora da EMEF Aldo Porto dos Santos, professora Liara Regina Bredow Schwantz, ressalta que: “O professor quando percebe que o estudante está com baixo rendimento, comunica a Coordenação Pedagógica e Equipe Diretiva, e junto com os responsáveis buscamos estratégias para sanarmos as dificuldades, é um trabalho em conjunto. Também realizamos diferentes instrumentos avaliativos, sempre retomando conteúdos quando necessário visando a qualidade do ensino aprendizagem”. A EMEF Aldo Porto dos Santos obteve a nota 7,2.

A Diretora da EMEF Dr. Getúlio Vargas, professora Carmem Regina Freitas de Siqueira enfatiza que: “O que nos leva a sermos bem avaliados no IDEB é a atenção aos alunos, comprometimento do grupo, equipe diretiva, professores e funcionários, pais em colocar a criança sempre em primeiro lugar. Não existe o não aprender, o professor tem de ensinar. A participação dos pais na escola, estimulando e cobrando o aprendizado, também é um ponto positivo da nossa escola.” A EMEF Dr. Getúlio Vargas obteve a nota 7,1 no IDEB.

A Diretora da EMEF Sagrado Coração de Jesus professora Édila Mara Rodrigues Pereira coloca que: “Em nossa Escola primamos pelo pleno desenvolvimento dos estudantes, buscando o comprometimento de toda a Comunidade Escolar, para desenvolver um ambiente de aprendizagens significativas que valorizem seus conhecimentos prévios, aprimorando suas habilidades e competências. Isso se concretiza através de nossos projetos, laboratório de aprendizagem, participação das famílias e acesso às tecnologias, além de um contínuo acompanhamento pedagógico.”

Nos anos finais, o destaque ficou com a EMEF Imperatriz Leopoldina, com a nota 5,5. A Diretora Cristina Bica de Oliveira Dorneles disse estar orgulhosa e muito feliz com o resultado de sua Escola, principalmente nessa modalidade e essa ressalta que: “O resultado é mérito dos nossos professores, pois nosso diferencial são eles e seu comprometimento com cada um de nossos estudantes”.