08 JAN 2021
SMAP busca estreitar parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Fernando Cantarelli, que também é o presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, esteve nesta manhã em visita ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), onde foi recebido pelo presidente Paulo Ricardo Vieira da Cunha, secretário Renato Pinheiro Soares e pelo assessor parlamentar Diego Kiefer. O vereador Ronaldo Trojahn, líder do Governo na Câmara, também acompanhou o encontro.

A visita de Cantarelli se deu após solicitação do prefeito José Otávio Germano, que pediu que a Secretaria tenha uma relação de extrema proximidade com o STR devido à importância e representatividade da instituição em Cachoeira do Sul.

A inclusão das agroindústrias familiares no PRODIC – Programa de Desenvolvimento Industrial de Cachoeira do Sul – foi um dos assuntos abordados. Por se tratar de Programa criado através de Lei, a alteração precisa ser aprovada no Legislativo Municipal.

Outro assunto tratado foi a destinação de parte do ITR para ações específicas para o meio rural, com destaque para a infraestrutura de estradas e para o abastecimento de água. Conforme o secretário Cantarelli, no ano passado, Cachoeira arrecadou R$2.489.000,00 em ITR.

As dificuldades em relação ao abastecimento de água no interior foram pauta importante da reunião. “Temos abastecido diversas famílias do interior com o caminhão da Secretaria e, todos os dias, recebemos novos pedidos”, explanou Cantarelli. A utilização de cisternas deverá ter continuidade, mas outras soluções deverão ser buscadas pela Secretaria, tais como a abertura de poços, proteção de nascentes e a busca pelo abastecimento da Corsan em áreas rurais mais próximas ao perímetro urbano.

O Sindicato também solicitou à SMAP que intensifique a realização de serviços de retroescavadeira e de trator para preparo de solo, visto que vários produtores que se dirigem à entidade solicitando estes serviços.

Texto e fotos: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cachoeira do Sul