21 JAN 2021
Defesa Civil emite aviso de atenção para chuva com temporais

Nesta sexta-feira (22), as instabilidades seguem bastante ativas, alimentadas pelo calor e umidade, combinadas com um sistema de baixa pressão no Paraguai favorecem as chuvas em forma de pancadas que podem vir com trovoadas e eventual queda de granizo em toda a metade norte gaúcha. No sul, tem sol com variação de nuvens. No sábado (23), as instabilidades serão reforçadas por mais umidade e se espalham por todo o RS. Há risco de temporais isolados. No domingo (24), segue o tempo instável em todo o Estado com a presença de sistemas de baixa pressão, que favorecem as chuvas em todas as regiões. Há risco para novos temporais principalmente no meio norte e oeste gaúcho.

O Aviso de ATENÇÃO é válido para os dias 21, 22 e 23 e 24 de Janeiro de 2021.

Fonte: Sala de Situação SEMA/RS.

CONTATOS EM CASO DE EMERGÊNCIA

-DEFESA CIVIL: (51) 997732913

- CORPO DE BOMBEIROS: 193

-SAMU: 192

- SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS: (51) 3724 6117

- SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE: (51) 3724 6044

- SECRETARIA MUNICIPAL DE INTERIOR E TRANSPORTE: (51) 37246094

COMO AGIR EM CASO DE TEMPORAL

COMO AGIR ANTES DE UM TEMPORAL?

- Revise a resistência de sua casa, principalmente a cobertura.

- Mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas.

- Não deixe objetos e entulhos soltos no quintal.

- Informe a prefeitura sobre árvores não sadias identificadas no passeio público.

COMO AGIR QUANDO OCORRER UM VENDAVAL?

- Feche bem janelas e portas, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência.

- Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro.

- Evite transitar nas proximidades de fiação elétrica e estruturas que não transmitam segurança.

- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de segurança e árvores de grande porte.

- Não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.

COMO AGIR APÓS O VENDAVAL?

- Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias.

- Ajude vizinhos que foram atingidos.

- Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou Bombeiros sobre esses perigos.

- Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente; deixe esses serviços para os casos de emergência.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024