12 FEV 2021
Renovada parceria com SESAI pela saúde indígena

Em reunião realizada na quinta-feira (11/02), na Secretaria Municipal da Saúde, a secretária interina Denise Caspani renovou a parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) com vistas à qualidade de vida desta parcela da população. Juntamente com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), enfermeira Mariana Bortolazzo Machado, a gestora recebeu a equipe técnica da pasta, integrada pela psicóloga Sabrina Della Vechia Scarabelot, pelo enfermeiro indígena Paulo Sérgio Trindade, pela médica Flávia Barata e pela técnica de enfermagem Giziane Bonugli. “A SESAI mantém um programa de incentivo, com repasse mensal de fomento às nossas ações de saúde, e veio conhecer a nova gestão municipal e reiterar esses esforços”, ponderou Denise Caspani.

Na pauta do encontro figuraram as demandas de atenção integral ao povo guarani – representado por aproximadamente 100 habitantes residindo no município, em consonância com as políticas e os programas do SUS, sempre observando as práticas tradicionais da cultura indígena.

Cachoeira do Sul contabiliza três aldeias, situadas na Mineração, Cordilheira e às margens da BR-290 (imediações do Restaurante Papagaio), todas vinculadas à Estratégia da Saúde da Família (ESF 6) do Piquiri.

Em tempos de Covid-19, todos os indígenas dessas três regiões estimados pelo planejamento já receberam a imunização (39 doses), lembrando que crianças, adolescentes, grávidas e lactantes não são vacinados.

Sobre a SESAI

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024