A Prefeitura de Cachoeira do Sul começou a receber nesta quarta-feira (10) o material que será usado para a instalação de aquecedores solares para 100 famílias cachoeirenses. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras está sendo parceira da RGE Sul, que está trazendo para o Município o projeto que atenderá clientes de baixa renda. Serão beneficiadas famílias que tenham tarifa social de energia ou que morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. As 100 famílias cachoeirenses já estão selecionadas. O investimento com os aquecedores totaliza cerca de R$ 530 mil.
O secretário de Obras, Luciano Lara, por determinação do prefeito José Otávio Germano, acompanhou a chegada da primeira de três cargas de material transportado pela Publikimagem, empresa terceirizada que será responsável pela instalação dos equipamentos. A Prefeitura de Cachoeira do Sul será parceira do projeto cedendo o local para guardar o material. O local escolhido foi o Ginásio Derli Steinmetz. Os servidores da Secretaria Municipal de Desportos auxiliaram no descarregamento do caminhão.
Importante
O aquecedor solar contribuirá significativamente para a redução do consumo de energia do chuveiro elétrico, que consome em média 35% do valor pago na fatura. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa pelas placas solares. Cabe ao fluído absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, aquecendo a água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência. Durante o banho, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.
Texto e foto: Patricia Miranda/Assessoria de Imprensa