11 MAR 2021
Comissão avalia e mantém tenda da pré-triagem na UPA

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (11/03), na Secretaria Municipal da Saúde, uma comissão liderada pelo secretário Gerceí Silveira avaliou como altamente positiva a implantação do serviço de pré-triagem da Covid-19, mobilizada há quase uma semana, junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposta da gestão municipal da saúde com a nova tenda foi dar suporte ao Centro de Triagem já em operação, a fim de desafogar aquela estrutura para as consultas de real urgência pelo contágio do coronavírus, tendo em vista o avanço do número de pacientes com sintomas da doença e a gravidade dos casos implicando internações na enfermaria ou UTI específicas. No chamado espaço de pré-triagem, a meta é atender os sintomas mais leves da doença, os pacientes positivados pela rede privada de saúde e que procuram orientações, bem como as demandas que forem identificadas e devidamente encaminhadas à rede de atenção básica, que podem e estarão sendo absorvidas pelos postos de saúde.

Em seis dias de operação, aproximadamente 98% das assistências passaram pelo acolhimento na estrutura extra da SMS, com exceção somente daqueles pacientes que tiveram acesso à unidade por ambulância ou veículo em situação de emergência, após classificados com maior risco. Num balanço feito pela equipe técnica da secretaria junto ao Sistema Integrado Municipal de Saúde (Simus) é possível dizer que a tenda da pré-triagem foi responsável, integralmente, por um terço do total de atendimentos feitos pela UPA neste período. Na média/dia de casos contabilizados no decorrer desta semana, que foi de 103 prontuários, 39 foram absorvidos pela tenda da SMS.

Para garantir a criação do serviço, a Secretaria da Saúde precisou remanejar recursos humanos e demandas específicas da rede de atenção básica à saúde e ainda contar com um mutirão de trabalho e de recursos materiais de órgãos como o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), o Exército Brasileiro e a Defesa Civil. A partir do próximo final de semana, a estrutura estará operando das 10h às 16h.

ENFERMAGEM NA TRIAGEM DA UPA

Patricia Tomaz – Princesa do Jacuí