24 MAR 2021
Vacinação atinge número recorde nesta quarta
Foram 910 idosos vacinados no drive thru somente na quarta-feira

A quarta-feira encerrou com recorde na vacinação contra covid-19 em Cachoeira do Sul: 2.308 doses aplicadas em um só dia, marca até então nunca alcançada desde o início do plano municipal de imunização. Este número foi o resultado aferido pelas equipes de vacinadores no drive thru do entorno da Praça da Matriz, nas imediações do Château d´Eau, e nos cinco postos de saúde, das 7h (quando iniciou o drive) até às 16h30 (horário de encerramento da US1). Foram 910 idosos vacinados no sistema rápido diretamente nos automóveis, no período das 7h às 14h, e o restante do público, idosos e profissionais de saúde das redes pública e privada, em suas primeira ou segunda doses, atendidos nas unidades US1/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina, ESF 3/Bairro Noêmia e ESF5/Bairro Tupinambá.
“Nossos índices de vacinação são muito positivos e, em relação a 1ª dose, giram em torno dos 14% da população, patamar duplamente superior ao atingido pelo Brasil, calculado na média dos 6%", analisou Figueiró. Nesta etapa, mais de 80 servidores da saúde foram envolvidos na imunização, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de colaboradores de vários outros setores que auxiliaram nas atividades de suporte nos postos de saúde ou no drive thru. Toda a estrutura montada no entorno da Praça da Matriz para assistir com mais segurança e comodidade ao público idoso conta com a parceria da Secretaria da Saúde, o Departamento de Trânsito e a Defesa Civil.
Nesta quinta-feira (25/03) o plano de imunização continua nos cinco postos de saúde, enquanto o drive thru só deve ser retomado quando houver nova remessa do imunizante. Para receber a vacina, o paciente deve estar portando documento de identidade oficial com foto e CPF e, de preferência, a carteira da vacinação. No caso da segunda dose, o registro da primeira etapa para fins de comprovação é imprescindível.

Compromisso com o resultado

O resultado positivo alcançado nesta etapa da vacinação foi especialmente comemorado pelo Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró. Em seu terceiro dia oficial a frente da pasta – embora esteja acompanhando a rotina do setor há uma semana – ele encontra-se engajado na mobilização das equipes técnica e administrativa da SMS, atualizado no roteiro da distribuição dos imunizantes e em sintonia desse processo junto a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. Tanto que, ainda no final de semana, uma das determinações do novo gestor girou em torno da ampliação de três para cinco os pontos de vacinação no município. Além das maiores unidades sanitárias que já vinham atuando na imunização (US1/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina), esta semana foram incorporadas à rede as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) 3 e 5, respectivamente, nos bairros Noêmia e Tupinambá. “Nossa prioridade é vacina no braço”, acentua Figueiró, que já determinou a intensificação da vacinação domiciliar, beneficiando os pacientes acamados, e da imunização no meio rural, que prosseguirá durante esta semana e também no sábado, sendo que em dois desses dias com a presença do secretário em algumas localidades do interior.

Como foi a vacinação em 24/03/2021

TOTAL DOSES – 2.308
Drive Thru
910 doses